sábado, 20 de novembro de 2010

*Natal* Pequena Vila de Belém


Por que começar a contar as histórias de hinos de Natal com o "Pequena Vila de Belém"?

Porque música e letra foram escritas por um pároco e um leigo da Igreja Episcopal Anglicana.

Porque o aprendi nessa igreja, que foi a de minha infância e adolescência.

Era o Natal Adoração, enquanto que meus Natais seguintes e até o presente, no Exército de Salvação, têm a ver com adorAção!



Na foto o belo templo da Igreja, hoje Catedral, na cidade de Pelotas-RS.

E ainda guardo a partitura do tenor, voz que eu cantava no coral da igreja, dirigido pela saudosa Dona Eunice Lamego.

______________________

O little town of Bethlehem - O Bethlehem, du lilla stad

453 - Pequena vila de Belém,/ Repousa em teu dormir/ Enquanto os astros lá no céu/ estão a refulgir;/ Porém nas tuas trevas/ Resplende eterna luz/ incomparável, divinal;/ Nasceu o bom Jesus!

Da virgem mãe nasceu Jesus./ Vós, anjos, dai a Deus/ Louvor, e aos homens proclamai/ As novas lá do céus./ Estrelas matutinas,/ em hinos de louvor/ Aos anjos e homens proclamai/ De Deus o eterno amor.

O dom glorioso, divinal,/ Nenhum estrondo faz,/Assim aos homens o Senhor/ Concede graça e paz./ Sereno e sem alarde/ Vem Ele ao mundo, assim,/ trazendo aos homens redenção,/ Amor e paz sem fim.

Ó Santo Infante de Belém,/ Em nossos corações/ Habita, faze-os entrever/ Celestiais visões./ Nos céus proclamam anjos/ De Deus o amor fiel!/ Oh! vem, Senhor, em nós morar,/ Eterno Emanuel.

Negrito______________________

***

O autor, Dr. Phillips Brooks (1835-1893), foi bispo da Igreja Episcopal dos EUA para o estado de Massachusets, tendo por 22 anos sido ministro de uma das mais famosas igrejas americanas, a da Santa Trindade, em Boston, sua cidade natal. As crianças amavam o bondoso bispo Brooks e quando ele faleceu uma teria dito: "Como os anjos devem estar contentes!"

Lewis H. Redner, o compositor, nasceu na Filadélfia e foi leigo nessa mesma igreja, onde por muitos anos serviu como organista e superintendente da escola dominical.

História do hino

Em 1886, Brooks fez uma visita ao Oriente Médio. Enquanto andava a cavalo na cidade de Belém, pensou no que ali havia acontecido séculos antes. Assim, inspirou-se a escrever a letra do hino "Pequena vila de Belém" e dedicou-o às crianças de sua amada igreja.

Um dia, antes de apresentar-lhes a sua poesia, mostrou-a ao seu amigo Lewis, organista, pedindo-lhe que conseguisse uma música para ela. Redner acordou um dia com a melodia em sua mente e anotou-a imediatamente, compondo a harmonia para a mesma no dia seguinte.

Tradução:

Em 1930, por Salomão Ferraz, bispo da Igreja Católica Livre do Brasil, tendo sido anteriormente pastor das Igrejas Presbiteriana e Episcopal.

Fonte:

"O Louvor por Herança"

__________________



Quando, em 1985, passando pela Quinta Avenida, em Nova York, não pude deixar de entrar no templo da Igreja Episcopal de St. Thomas. Falavam alto as recordações.

_______________________

L i n k s


Evie, minha cantora evangélica favorita, interpreta o hino:


http://www.youtube.com/watch?v=LtIokMInmfA


Jovens o cantam em uma Igreja da Ásia:Itálico


http://www.youtube.com/watch?v=RmjQvdtbiic&feature=related


Procure-o no também na interpretação de Nat King Cole.

Nenhum comentário:

Postar um comentário