sexta-feira, 19 de novembro de 2010

2 Hinos Sobre Ajudar o Próximo (e suas breves histórias)

________________________________________


Rescue the perishing - Rädda de döende - Kuolemann tieltä sä eksyneet










O prédio do Corpo do Exercito de
Salvação (Pelastusarmeija/Frälsningsarmén) de Hämeenlinna, sul da Finlândia, que dirigimos desde março de 2009, foi construído em 1910 - tem 100 anos, portanto - sendo que sua última renovação aconteceu há 7 anos. Histórico, foi o primeiro Corpo de língua finlandesa inaugurado fora da capital Helsinki, em 1890. As fotos mostram o trabalho social mencionado na última postagem, quando pessoas necessitadas ouvem a Palavra de Deus e recebem após uma sacola contendo pão, laticínios, sucos etc. a cada quinta-feira. Durante o Natal, centenas de pessoas adentram nosso salão e recebem um vale-supermercado com o valor dependendo do número de membros de sua família. Os leitores podem admirar-se do fato de haver pobres no chamado Primeiro Mundo. Por trás da pobreza material muitas vezes está o vício do alcoolismo, um grande problema social nos países nórdicos.
________________________

Com 60 anos, FANNY CROSBY, a famosa escritora de hinos cega, sentiu inovar o seu ministério e passou diversos dias da semana nas favelas do Bowery, distrito de Nova York. Certa vez, depois de visitar muitas famílias destituídas de tudo, Fanny voltou para casa e escreveu este hino mundialmente conhecido:

420 - Ama o teu próximo, busca o perdido,/Leva a mensagem de luz e amor;/ Serve com compaixão, nutre o faminto,/ Conta história do terno Senhor.
.
Coro - Ama o incrédulo, ganha sua alma, Deus o aceitará, o salvará!

Dentro do coração, triste e abatido,/ Surge o anelo de paz e perdão;/ Com terno e doce amor, Cristo o chama/ Para salvá-lo da vil perdição.

Cumpre o teu dever junto ao caído,/ Dá-lhe a esperança em Cristo Jesus;/ Guia o pecador arrependido/ Pelo caminho divino da cruz.
___________

A história de Fanny Crosby na postagem de 07 de agosto de 2010.

Nova tradução deste hino: Carl S. Eliasen

O hino no original em inglês:

http://www.youtube.com/watch?v=a6VqGczqmg0&feature=related

_______________________________________
.
The Savior of men came to seek and to save - Vår Frälsare kom för att lösa var själ




Nas duas pequenas fotos de um Natal no início dos anos 70 estou de costas, mas encarando de frente, pela segunda vez, uma das mais dramáticas e impressionantes experiências que tenho tido ao ajudar pessoas (referindo-me aqui especificamente a distribuir mantimentos, presentes etc.). Com um grupo de colegas, visitamos a Cidade dos Hansenianos, nas proximidades de Pirapitingui, no estado de São Paulo. Cerca de uma centena de pacientes reuniram-se no cinema ali existente, e cantamos, contamos a história bíblica do Natal, falamos do amor de Deus e vimos muitas mãos estendidas - sem dedos - para receber nossos presentes. Dali fomos ao hospital e à penitenciária na mesma missão naquele dia em que o Exército de Salvação visitou em mais um Natal "a cidade sem crianças" *, conforme observou um colega enquanto nossas Kombis percorriam suas ruas, arborizadas, bem cuidadas, mas tristonhas ao extremo (inclusive com muitos urubus a sobrevoando...). Quando trabalhei no estado do Rio de Janeiro, visitamos o mesmo tipo de cidade, perto de Itaboraí. Desconheço se essas verdadeiras cidades, que isolavam os doentes com hanseníase, ainda existem no Brasil.
.
* filhos sãos permaneciam em outra instituição.


O Exército de Salvação mantém intituições do gênero em muitos países da África e Ásia (foto)

______________________
.
A seguir, publicamos o amado hino salvacionista que contribuiu - e ainda hoje - para que pessoas se oferecessem ao trabalho integral da Obra, como oficiais. O autor foi o General Albert Orsborn (1886-1967), de nacionalidade inglesa, o sexto líder do Exército de Salvação (The Salvation Army) mundial, de 1946 a 1954, também chamado de "o general poeta", pelos muitos hinos inspirados que escreveu.
Ele mesmo narra o que o levou a escrever o hino: "No sul de Londres, em 1923, eu vi a infrutífera situação: muitas igrejas verdadeiras relíquias ao longo do lado sul do rio Tâmisa, e centenas de milhares de pessoas paupérrimas e miseráveis sem conexão nenhuma com essas igrejas e catedrais!"
Ainda que consideremos que pobreza signifique situação às vezes extrema de carência material, os salvacionistas ao cantarem este hino pensam também em pessoas de todas as classes sociais, pobres e destituídas espiritualmente de paz, alegria e esperança.

__________

416 - O Filho de Deus veio para salvar/ As almas perdidas no mal./Amor impeliu-O ao mundo baixar,/ Fiel ao desígnio divinal./ Soldados valentes precisa Jesus,/ Obreiros que tenham valor,/ Que salvem as almas e levem a luz/ De Cristo ao vil pecador.

Coro: Desperta em mim compaixão/ E o mesmo amor do Senhor./ Que em toda a palavra e em toda a ação/ Procure salvar o pecador.
.
O povo, sem Deus, se afasta do bem/ e muitos vão à perdição./ Não há quem lhes fale da senda do além,/ Da vida, da paz, do perdão./ Guerreiros audazes precisa o Senhor,/ Que cheios de santa paixão/ Se lancem na luta com todo o ardor,/ Entregues a Deus, sem condição.

A ciência jamais poderá inventar/ Remédio que cure o mal/ Da alma ferida de muito pecar,/ Sedenta de paz celestial./ Derrama em mim o Teu santo amor!/ Teu servo fiel hei de ser/ Em todos os tempos, com grande fervor,/ Por Ti vou lutar até morrer.
______________

O hino gravado ao ser entoado pela congregação inglesa de uma reunião salvacionista:

http://www.salvoaudio.com/audio/songs/songs_014.mp3

_________________

E depois de tantos anos, o alto ideal contido nestes hinos ainda é anelado e buscado como um santo desafio.

________________

Próximas postagens:

Contando a história por trás de conhecidos hinos de NATAL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário