quarta-feira, 4 de junho de 2014

Oh! repete mais uma vez/ Belas palavras de vida

154





Philip Paul Bliss (1838-1876), nascido na Pensilvânia, EUA, foi um menino pobre com muita predisposição para a música e, criativo, fazia instrumentos de junco. Ajudou seu pai a pagar seus impostos vendendo verduras. Certa vez, viu alguém tocando piano pela primeira vez; boquiaberto, ficou junto à porta da casa, mas a senhora que tocava mandou-o rapidamente embora.

Quando jovem, Philip costumava ensinar música e para isso colocava um instrumento na sua carroça enquanto visitava lugarejos distantes da cidade.
Em 1864, foi para Chicago trabalhar para o Dr. George Root, um músico, e, dono Itálicode uma voz muito possante, conduziu institutos musicais e compôs hinos para a escola dominical, um deles o "Oh! repete mais uma vez tão belas novas de amor!" (Wonderful words of life!).

Participando como escritor de hinos e solista nas campanhas evangelísticas de Dwight L. Moody, Philip escreveu "Resplandecam nossas luzes/Let the lower lights be burning baseado em uma ilustração que o famoso pregador gostava de contar em seus sermões, de que Jesus é o grande farol no mar da vida, e os crentes são pequenas luzes (lower lights) colocadas no mar para sinalizar a entrada do porto.

Em 1876, viajando de trem, uma ponte quebrou e o trem caiu no abismo. Philip Paul Bliss escapou, mas perdeu a vida tentando salvar sua esposa dos destroços em chamas. Dos 160 passageiros, 92 perderam a vida. Na sua maleta chamuscada pelo fogo foi encontrado um de seus manuscritos, tido como o único no qual Philip não colocou música: I will sing of my Redeemer, um dos primeiros hinos gravados pela invenção de Thomas Alva Edison.

Fonte: diversas

Outros hinos de Philip Paul Bliss:

- Dá tempo à tua alma, não deixes de orar
- Todo o que ouve as novas, queira proclamar
- Resplandecam nossas luzes
- Meu irmão, procura ser como Daniel
- Cai a semente quando há frescor
- Camaradas, a divisa mostra-se no céu (música)
- Ó vem encontrar-me à fonte! (música)

________________________________________

L i n k s:

Em português, uma outra versão, pela IPB de Aracaju:

https://www.youtube.com/watch?v=GdYpy9isOts

Pelo Fountain View Academy:

https://www.youtube.com/watch?v=PVh--AlfkH4

Grupo Batista, com legendas em inglês:

https://www.youtube.com/watch?v=U7x3OX6v5_o

_________________________________________

Um comentário:

  1. Ele compôs lindos hinos e foi um servo de Deus exemplar. A estrada é estreita para os que amam a Jesus, em sua maioria. Refiro-me ao tipo de morte deste compositor cristao.Poucos tem uma vida sem grandes problemas. Mais uma vez penso nas coisas encobertas" de que fala o V. Testamento que somente entenderemos na Eternidade.

    ResponderExcluir