sexta-feira, 30 de maio de 2014

Nós marchamos para aquele bom país.../ Acordai, acordai!



Um desenho antigo em uma caixa moderna = um hino antigo relevante para os dias atuais!



Cancioneiro Salvacionista no. 374
Letra no "Salmos e Hinos" no. 475, o hinário brasileiro mais antigo.
Autora: Fanny Crosby
Música:  William B. Bradbury (segundo o Companion to the Song Book)
Tradução: Henry Maxwell Wright, em 1931

Nota do Companion to The Song Book of The Salvation Army:
A segunda estrofe iniciava em inglês com "Na Escola Dominical nosso Exército nós preparamos", mas nos tempos da Missão Cristã já era cantado "No salão da Missão nosso exército nós preparamos" (Gordon Avery).


____________________

Dos hinos de Fanny Crosby este certamente é o mais "estilo salvacionista" que escreveu. Foi publicado em 1867 para a Sabbath School, após publicado no Hallelujah Hymn Book, no Revival Music e, em 1878, publicado no SA Song Book.
Outros hinos de Fanny no cancioneiro salvacionista:

035 - A Deus bendizemos (demos glória) por Seu grande amor
036 - Desperta já, meu coração
060 - Conta-me a história de Cristo
094 - Santo Espírito, ouve com favor
167 - Somente um passo a Cristo
185 - Cristo te chama com mui terno amor
194 - Pecador, teus pecados, brancos
225 - Que segurança, sou de Jesus
227 - Mais perto da Tua cruz
345 - Quero o Salvador comigo
355 - Quero estar ao pé da cruz
420 - Ama o teu próximo, busca o perdido
449 - Salvo em Jesus, meu Mestre

__________________



Fanny Jane Crosby 
1820 - 1915
¤Inspirada por Deus, escreveu mais de 8.000 hinos.
¤
Talvez tenhamos percebido com admiração os diversos hinos de Fanny Crosby no hinário de nossa igreja e no cancioneiro do Exército de Salvacão.
¤
Esta mulher notável - que também usou os pseudônimos Grace J. Francis e Lizzie Edwards - nasceu em Putnam County-NY, no dia 24 de março de 1820. Quando tinha 5 anos de idade, contraiu uma infecção em seus olhos e por causa de uma medicação errada ficou cega para o resto da vida.
¤
O pai de Fanny morreu quando a menina tinha um ano de idade, e sua mãe teve de trabalhar arduamente para sustentar a família. Por essa razão, Fanny passou muito tempo em companhia de sua avó que a ensinou a respeito da chuva, do sol, da lua, das estrelas, também sobre o frio e o calor. Fanny aprendeu a identificar quase todas as flores com as mãos e pelo seu perfume. Ela gostava de ir ao riacho perto de sua casa e tocar a fria e clara água.
¤
Aos 6 anos, sua mãe levou-a a um especialista na cidade de Nova York, esperando que através de uma cirurgia ela recuperasse a visão. Os melhores oftalmologistas, no entanto, disseram que nada poderiam fazer por ela. Fanny ficou naturalmente desapontada, mas decidiu viver o melhor possível dentro dessas circunstâncias. Com apenas 8 anos de idade, escreveu este poema:
Que criança feliz sou eu!
Não posso ver, mas tenho decidido ser feliz,
Porque tenho muitas bênçãos que outros não têm;
Portanto, eu não chorarei ou suspirarei por ser cega!
¤
Na sua biografia, que Fanny escreveu em 1903, menciona que o maior tesouro que teve foi ter aprendido a Bíblia linha por linha, ensino por ensino.
¤
Quando completou 9 anos, mudaram-se para Ridgefield e por um tempo viveram com a família Hawley. A sra. Hawley ensinou-a tanto a Bíblia como a introduziu na poesia. "Aos 10 anos, eu podia recitar de cor os primeiros cinco livros do Antigo Testamento e os primeiros quatro livros do Novo Testamento sem fazer um erro sequer; também podia recitar muitos poemas", escreveu ela.
¤
Mais tarde, Fanny compreendeu que essa capacidade era parte do plano de Deus para a sua vida, preparando-a para o trabalho que queria que ela fizesse no futuro. Se não tivesse conhecido a Palavra de Deus e se não tivesse tido um grande amor no coração, não poderia ter sido capaz de cumprir a sua vocação, que foi escrever hinos que se têm espalhado pelo mundo inteiro e ainda são conhecidos e amados por milhares de pessoas que neles encontram inspiração, conforto e força para as suas vidas.
¤
Um de seus melhores amigos foi Grover Cleveland, que mais tarde tornou-se presidente dos Estados Unidos. Fanny tinha a capacidade de guardar em sua mente as palavras de muitos hinos até que tivesse a oportunidade de escrevê-los. Certa vez, seu jovem amigo Grover Cleveland colocou música em mais de 40 hinos cujas palavras ela guardara em sua memória. Ela era capaz de escrever não só a poesia de seus hinos, mas muitas músicas também, entretanto trabalhou em parceria Itálicocom muitos bons músicos ao longo de sua vida.
¤
Na sua biografia Fanny conta o quanto gostava do Exército de Salvação (TheSalvation Army)! Mesmo durante a sua velhice era convidava para falar em muitas igrejas. Certa vez, em visita à casa de um pastor, um grupo de músicos salvacionistas vieram à casa onde estava hospedada e tocaram seus hinos. Logo depois, ao som de seus próprios hinos, Fanny marchou junto com os músicos até a igreja onde falaria naquela noite. E escreveu que foi uma noite inesquecível para ela.
¤
Fanny Crosby, a cega notável que Deus usou sobremaneira na área do louvor e adoração, morreu no ano de 1915, tendo escrito e publicado cerca de 8.000 hinos.
¤
Fonte: uma revista salvacionista americana para adolescentes.
Mais informações sobre Fanny Crosby no Google. 

_______________________________

L i n k

Uma banda salvacionista toca o hino com legenda no idioma inglês:

https://www.youtube.com/watch?v=JXZJ9PhTWTQ



____________________________

2 comentários:

  1. Alguns hinos de Fanny Crosby que constam no Cancioneiro Salvacionista:
    ¤
    035 - A Deus bendizemos (demos glória) por Seu grande amor
    036 - Desperta já, meu coração
    060 - Conta-me a história de Cristo
    094 - Santo Espírito, ouve com favor
    167 - Somente um passo a Cristo
    185 - Cristo te chama com mui terno amor
    194 - Pecador, teus pecados, brancos
    225 - Que segurança, sou de Jesus
    227 - Mais perto da Tua cruz
    345 - Quero o Salvador comigo
    355 - Quero estar ao pé da cruz
    420 - Ama o teu próximo, busca o perdido
    449 - Salvo em Jesus, meu Mestre

    (Pecador, teus pecados brancos, brancos se farão)

    ResponderExcluir
  2. Melodia imortal ! Esse hino é mesmo a cara do ES... Linda e comovente a historia da autora.

    Francisco S V Filho

    ResponderExcluir