Na semana passada, precisamente no dia 08 de dezembro de 2012, o mundo salvacionista recebeu a notícia da "promoção à glória"* do General** John Gowans, com 78 anos, ocorrida em Londres.
O General foi um poeta. Em parceria com John Larsson, que o sucedeu no generalato do Exército de Salvação, escreveu letras de hinos que inspiram até hoje. Colega e amigo desde a sua mocidade, John Larsson foi quem compos as músicas para esses belíssimos hinos. São conhecidos no mundo salvacionista e em muitas igrejas principalmente pelos seus Musicais.
Jovens majores, como os conheci em 1973.
Não mais jovens, e muitas vezes trabalhando em países distantes um do outro, continuaram com a parceria de produzir musicais, que têm sido apresentados em muitos países. John Larsson visitou o Brasil na década de 80, quando trabalhava no Chile, e assistiu ao musical "Espírito", apresentado por elenco brasileiro. O musical "Gente de Jesus", da talentosa dupla, foi apresentado nos anos 70 em São Paulo e no Rio de Janeiro. Tive o privilégio de, em ambos, representar o discípulo Pedro, e a satisfação de saber que meu filho, em uma nova montagem do "Gente de Jesus", no início dos anos 2000, interpretou também Pedro.
Fotos, gentileza do livro "Saying Yes to Life".
__________________
- História do Hino -
Em sua autobiografia, "Saying Yes to Life" (Dizendo Sim à Vida), sem tradução para o português, John Larsson conta que a música deste hino veio-lhe à mente de uma forma única. Quando recebeu a letra de John Gowans, ainda que impressionado por sua beleza, sentou-se ao piano e começou a estudar o ritmo, a harmonia e a melodia, um tanto mecanicamente, para a letra à sua frente. De repente, sentiu que tudo se encaixava além de sua capacidade de fazê-lo, algo como Deus lhe dando a melodia pronta. De fato, conta que nunca precisou acrescentar uma nota sequer ou mesmo acorde, a música estava pronta como um presente do céu!
Tradução:
Traduzi a primeira estrofe e as demais foram trabalho de minha amiga Vera Lucia Akemi Wakai Salles, a talentosa regente de dois corais salvacionistas em São Paulo, um deles a Brigada de Cantores do Corpo Central, no bairro da Liberdade (Estação São Joaquim do Metrô) e o outro a Brigada Nacional de Cantores, que se apresenta em eventos especiais.
O hino foi apresentado pela primeira vez em Londres, em 1978, culminando de forma magistral o musical "O Sangue do Cordeiro" (Blood of the Lamb).
Escrevi no livro "Edificação Diária"*** uma meditação - no Dia do Teatro - inspirada no musical, que considero um dos mais belos e tocantes de Larsson-Gowans.
* Termo usado pelo ES quando da morte de um salvacionista.
** General é o chefe mundial da obra, com seu QGI em Londres.
*** "Edificação Diária", livro de meditações que escrevi nos anos 90.
( A partir do dia 1 de janeiro de 2013, publicarei em
um novo blog essas meditações diárias).
_____________________
L i n k s
(Copie os links e cole-os em sua barra de endereços)
Para o meu blog1, que noticiou a "promoção à glória" do General:
http://www.paulofranke.blogspot.fi/2012/12/promovido-gloria-general-john-gowans-do.html
O hino em questão, tocado pela Canadian Staff Band em um recente acampamento de música daquele país:
http://www.youtube.com/watch?v=Q0SmitIFwKc
O hino tocado por uma banda da Nigéria
http://www.youtube.com/watch?v=8tgv-cQRrwQ
Todo o repertório do musical "O Sangue do Cordeiro" (Blood of the Lamb),
(reprodução proibida)
http://www.regalzonophone.com/EP's%20&%20LP's%20-%20SPS017%20-%20The%20Blood%20of%20the%20Lamb.htm
______________________________