segunda-feira, 1 de outubro de 2012

"Queres ir?... oh! dize, queres ir"/ "Doce Lar"


We're bound for the land...
Vill du med? Vill du med?

Estamos marchando à terra dos santos,/ Mansão dos remidos, já livres do mal./ Tu andas errante e de Deus muito longe,/ Oh, dize, queres ir para o Éden Celestial?

Queres tu entrar no céu para o gozo do Senhor?
Oh! dize, queres ir para o Éden Celestial?

Naquele país não há pranto ou gemido;/ Não reina a tristeza nem dor terreal./ Tu vives aflito e receias a morte,/ Oh, dize, queres ir para o Éden Celestial? 

Ali não há pobres, pois todos são ricos,/ Herdeiros da vida e da glória eternal;/ Teus dias no erro e no mal tu consomes,/ Oh, dize queres ir para o Éden Celestial?

Oh! larga os prazeres tão falsos do mundo!/ Em Cristo há prazer verdadeiro, eternal;/ Não sejas descrente, oh, aceita o Evangelho/ E dize: Sim! irei para o Éden Celestial!

___________________________________________

Música: melodia americana que já constava no Cancioneiro da Missão Cristã, nome inicialmente dado ao Exército de Salvação.

Letra: William Hunter, que nasceu em 26 de maio de 1811, na Irlanda, e com seis anos emigrou com seus pais para os Estados Unidos. Morreu em 1877, em Cleveland, Ohio. Tornou-se editor de dois jornais evangélicos e autor de 125 hinos. Foi também professor de hebraico e, mais tarde em sua vida, ministro da Igreja Episcopal Metodista. William foi o mesmo autor do hino "O Salvador está aqui, o amoroso Cristo" (The Great Physician), que foi escrito após um acidente ferroviário que vitimou muitas pessoas. Cinco médicos viajavam no trem e puderam salvar muitas vidas, o que inspirou William a escrever o hino sobre Jesus, o Grande Médico.

História do hino Queres ir?... oh! dize, queres ir para o Éden Celestial?
O hino era cantado nas primeiras reuniões ao ar livre da Missão Cristã, atraindo multidões. Conforme William Booth, o Fundador, "...bêbados vinham para ouvir, alguns zombando do nosso grupo, alguns rindo, alguns com raiva, mas a grande maioria olhava-nos maravilhada!".
Foi o primeiro hino salvacionista a ser usado pela Comissária Hanna Ouchterlony na primeira reunião ao ar livre na Suécia, em 1882 (Vill du med? Vill du med? que em sueco tem a idéia de "Você também quer?").
Constava no primeiro Cancioneiro salvacionista brasileiro, publicado em 1922, e voltou a constar na edição de 1966.

___________________________________

No Hinário Adventista, uma outra letra - "Doce Lar" - com menção à música do Exército de Salvação; ouça-o:

http://www.youtube.com/watch?v=R0A92nj0QM0

____________________________________________

Um comentário:

  1. Esse hino é um desafio. Será que temos essa certeza? Todos queremos estar lá um dia, mas as lutas dessa vida são terríveis ... Deus dá-nos força!

    ResponderExcluir