sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Em santo esplendor imerso/ Use me, Lord, as you need!


Apresentado pela primeira vez no Congresso Europeu-2012, do Exército de Salvação, em Praga, República Tcheca:


Letra e música: Comissário Dick Krommenhoek

Tradução: Major Paulo M. Franke


__________

Desta vez apresentamos de início o link do precioso cântico, um dos que mais 
me tem abençoado ultimamente. Sugiro que o escute primeiro, antes de prosseguir na leitura:



Coro:


Em santo esplendor imerso,
Aos Teus pés estou, Senhor;
Rendo a Ti a minha vida,
Usa-a, Cristo, ao Teu dispor.

Moças os seus corpos vendem
- Sujo tráfico de horror! -
Cristo chama-me a trazer-lhes
Esperanca em sua dor.

Jovens cheios de revolta,
Sem amor ou compreensão,
Pelo Twitter ou Facebook, sim,
Posso dar-lhes atenção.

Quando vejo em desespero
Mãe drogada e seu nenê;
Como posso omitir-me
E fingir não perceber?

Ódio e solidão à volta,
Tanta gente a perecer
Em escuro anonimato;
Quero olhos para ver.

São milhões que não conhecem
Salvação, fé e amor;
É urgente tal mensagem
E que eu seja o portador.

______________________________________________




O Comissário Dick Krommenhoek nasceu na Holanda, em 18 de junho de 1952. Com sua esposa Vibeke, que é dinamarquesa,  tem servido a Deus em muitas nomeações,sendo as últimas na liderança do ES na Dinamarca, França,no Quartel Internacional em Londres e  atualmente na Finlândia. A partir de fevereiro de 2013, será o líder nacional  do grande Exército de Salvação da Noruega.
Tem sido considerado ultimamente  um dos maiores 
músicos do Exército internacional. Muitas vezes trabalhou em parceria com minha filha Deborah, utilizando-a no piano, instrumento que ela toca desde os 5 anos. 

O mundo salvacionista canta as músicas de Dick Krommenhoek. 
Foi escolhido pela General Linda Bond para formar o coral de 150 vozes do Congresso Europeu- 2012, que grande brilho deu à abençoada celebração em Praga.

(ver links abaixo de outros hinos, um regido pelo comissário e outro de composi
ção dele)


O presente hino combina perfeitamente com uma das ênfases atuais do Exército de Salvação mundial, que é batalhar contra o tráfico humano.

______________

Um dos  comentários, do Major Nelson Wakai, que apareceu no Facebook assim que coloquei o hino por gentileza do Capitão Filipe Gonçalves, colega de Portugal (ver link acima)


Oi, Major! Só estou agradecendo pela indicação do vídeo com o belíssimo cântico do Congresso Europeu. Espero poder logo cantá-lo em nossa Brigada Nacional aqui no Brasil.  Ele faz um contraste maravilhoso entre o mundo ao nosso redor e a maravilha de se estar na presença e comunhão com Deus. É como se o coro fosse cantado no banco 
de penitentes(altar)e as estrofes em nossas ruas. Muito obrigado!


_______

L i n k

O comissário DK dirigindo um coral na Finlândia,

com Deborah ao piano

e no coral a participação de 9 brasileiros!

Cântico "Preciso de Jesus" (I need Thee),

em finlandês:

http://www.youtube.com/watch?v=HbQEVvgfK_M

E outro ainda, "I dare to be different" (Eu ouso ser diferente!)

http://www.youtube.com/watch?v=5r-ZwMZHhks

___________________

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

"Deus vos guarde pelo Seu poder, protegidos, abençoados"

God be with you

O hino da despedida.

Good bye em inglês vem de godbwye, que é a contração de God be with you. Em português, adeus, em espanhol, adios, em francês, também usado em sueco, adieu etc.

_________________________________________

503 - (o último hino no Cancioneiro Salvacionista)

Deus vos guarde pelo Seu poder,/ Protegidos, aben
çoados/ Desfrutando os Seus cuidados,/ Deus vos guarde pelo Seu poder.

Pelo Seu poder e no Seu amor,/ Estaremos juntos com Jesus,/ Pelo Seu poder e no Seu amor,/ Oh! que Deus nos guarde em Sua luz!


Deus vos guarde para o Seu louvor,/ Consolados e contentes,/ Sempre em comunhão com os crentes;/ Deus vos guarde para o Seu louvor.


Deus vos guarde bem no Seu amor,/ No trabalho venturoso,/ Para o dia glorioso,/ Deus vos guarde bem no Seu amor.


_________________________________________

Letra: Dr. Jeremiah Eames Rankin (1828-1904) foi um pastor em Washington, D.C. e seu hino tem sido chamado de "uma bênção (benediction) cristã".

Quando Rankin terminou seu poema, enviou-o a W.G.Tomer, um compositor de cujas melodias gostava muito.

O hino foi inicialmente cantado na sua própria igreja, a Primeira Igreja Congregacional de Washington, D.C., e logo popularizou-se, inclusive para outros idiomas.
Poucos antes de sua morte, quando o Presidente Theodore Roosevelt fazia sua última visita a Memphis, Tenn., uma grande audiência de três mil pessoas cantou o hino em homenagem ao Presidente.
Dr. Rankin era um homem de grandes talentos. Depois de servir a Deus como pastor por muitos anos, tornou-se o presidente da Universidade Howard, em Washington D.C., uma instituição que foi fundada para oferecer alta educação  para pessoas da raça negra. Não muitos compositores de hinos foram presidentes de universidades. (Google)

Música: William Gould Tomer nasceu no estado de New Jersey, EUA, em 1833, e foi enterrado em Finesville, no mesmo estado, em 1896.
Escreveu a belíssima música deste hino em 1880. Estudou canto e cantou no coral de Finesville. Particiou da guerra civil americana e mais tarde foi diretor de música da Igreja Metodista Episcopal. Quando morreu, o hino que compôs foi cantado em seu funeral.

______________________________________________

O autógrafo abaixo, do Dr. J.E.Rankin, com parte da letra de seu hino, faz parte de uma coleção de Jessie McMillan Seely (Cortesia de Black Nashville Genealogy &  History)



------------------------------------------------------------------------------------------

Do dono do blog:

Quando cadete (seminarista), em 1965, visitamos a Igreja Presbiteriana Independente de Vila Gerti, no ABC Paulista, cujo pastor tinha o não muito comum nome de Sherlock. Uma das lembranças que ficou daquele abençoado domingo - quando fomos recebidos com muito amor fraternal pelos irmãos presbiterianos - foi o final do culto, quando cantarmos todos juntos "Deus vos guarde pelo Seu poder" e os irmãos acenando com lenços enquanto cantavam. Não sei se vi algo assim mais tarde, mas com certeza foi a primeira vez, da qual nunca me esqueci.


_________________________________________________________

O hino cantado em um culto da Catedral Evangélica de São Paulo:



Instrumental - com letra - do Hinário Luterano:



segunda-feira, 1 de outubro de 2012

"Queres ir?... oh! dize, queres ir"/ "Doce Lar"


We're bound for the land...
Vill du med? Vill du med?

Estamos marchando à terra dos santos,/ Mansão dos remidos, já livres do mal./ Tu andas errante e de Deus muito longe,/ Oh, dize, queres ir para o Éden Celestial?

Queres tu entrar no céu para o gozo do Senhor?
Oh! dize, queres ir para o Éden Celestial?

Naquele país não há pranto ou gemido;/ Não reina a tristeza nem dor terreal./ Tu vives aflito e receias a morte,/ Oh, dize, queres ir para o Éden Celestial? 

Ali não há pobres, pois todos são ricos,/ Herdeiros da vida e da glória eternal;/ Teus dias no erro e no mal tu consomes,/ Oh, dize queres ir para o Éden Celestial?

Oh! larga os prazeres tão falsos do mundo!/ Em Cristo há prazer verdadeiro, eternal;/ Não sejas descrente, oh, aceita o Evangelho/ E dize: Sim! irei para o Éden Celestial!

___________________________________________

Música: melodia americana que já constava no Cancioneiro da Missão Cristã, nome inicialmente dado ao Exército de Salvação.

Letra: William Hunter, que nasceu em 26 de maio de 1811, na Irlanda, e com seis anos emigrou com seus pais para os Estados Unidos. Morreu em 1877, em Cleveland, Ohio. Tornou-se editor de dois jornais evangélicos e autor de 125 hinos. Foi também professor de hebraico e, mais tarde em sua vida, ministro da Igreja Episcopal Metodista. William foi o mesmo autor do hino "O Salvador está aqui, o amoroso Cristo" (The Great Physician), que foi escrito após um acidente ferroviário que vitimou muitas pessoas. Cinco médicos viajavam no trem e puderam salvar muitas vidas, o que inspirou William a escrever o hino sobre Jesus, o Grande Médico.

História do hino Queres ir?... oh! dize, queres ir para o Éden Celestial?
O hino era cantado nas primeiras reuniões ao ar livre da Missão Cristã, atraindo multidões. Conforme William Booth, o Fundador, "...bêbados vinham para ouvir, alguns zombando do nosso grupo, alguns rindo, alguns com raiva, mas a grande maioria olhava-nos maravilhada!".
Foi o primeiro hino salvacionista a ser usado pela Comissária Hanna Ouchterlony na primeira reunião ao ar livre na Suécia, em 1882 (Vill du med? Vill du med? que em sueco tem a idéia de "Você também quer?").
Constava no primeiro Cancioneiro salvacionista brasileiro, publicado em 1922, e voltou a constar na edição de 1966.

___________________________________

No Hinário Adventista, uma outra letra - "Doce Lar" - com menção à música do Exército de Salvação; ouça-o:

http://www.youtube.com/watch?v=R0A92nj0QM0

____________________________________________