terça-feira, 13 de novembro de 2012

Corinhos infantis...quem se lembra deles?

Contentíssimo estou de ser soldadinho,
No Exército de Salvação
 e nunca estou sozinho;
Brevemente andarei com vestido puro
Lá nas ruas de Sião, salvo e seguro!
____

Mesmo que eu não marche na infantaria,
Nem na cavalaria, nem na artilharia vá...
Nem aviador seja eu aqui,
Soldado de Cristo eu sou!

Soldado de Jesus (bis),
Mesmo que eu não marche...

http://www.youtube.com/watch?v=mNZENZOWSQc

(cole na sua barra de enderecos e escute o corinho)


O Fundador do Exército de Salvação, General William Booth, visitou a Finlândia em 1909. A foto foi tirada após a escola dominical no Templo sueco, que no passado situava-se em um bairro proletário, hoje no mesmo local, mas em uma rua central da capital Helsinki. Dirigimos este Corpo durante seis anos, logo que chegamos do Brasil, de 1999 a 2005, e hoje é nossa filha mais velha quem o dirige.

_______________________



Depois que nos casamos, fui transferindo a direção da escola dominical e lições para minha esposa, excelente em ensinar no flanelógrafo (alguém ainda se lembra do que significa?). Mas como solteiro as escolas dominicais dos Corpos que dirigi eram muito  concorridas também. Uma das grandes atrações para as crianças eram os teatros de marionetes que eu fazia geralmente com um auxiliar (quando não caíamos na risada atrás da cortina!!!). Era um meio muito eficiente de contar histórias bíblicas. A parábola do filho pródigo acabava geralmente com um aplauso quando contada por uma pessoa só... o filho em uma mão e o pai em outra mão se abraçando (significativo!)!

Na foto acima, estamos em Portugal, onde dirigimos o Corpo da Picheleira, em 1978, com toda a certeza em uma reunião da "escola bíblica de férias", que culminou com um piquenique para as crianças.

E eu me pergunto...

Onde estarão as somadas centenas e centenas de crianças que frequentavam nossas escolas dominicais?? Tive a agradável surpresa de saber que a esposa do oficial dirigente do Corpo de Genebra, uma portuguesa, frequentou quando criança nossas reuniões infantis em Lisboa!

Assemelham-se, usando de linguagem poética, às milhares de estrelinhas que no firmamento estão, lembrando também das que ouviram a mensagem do Evangelho em outras tantas igrejas evangélicas e também pelo rádio, como por tantos anos fez um programa infantil de grande alcance nossa irmã Marli (Valente) Spieker, hoje presidente do Projeto Hanna, em muitos países do mundo.


"Ensina a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho não se desviará dele." (Provérbios 22:6)

Ou
ça "Sabes quantas estrelinhas", sinta saudade e não descuide em levar seus filhos ou mesmo netos na escola dominical:

http://www.youtube.com/watch?v=nru3FMnibd4

(para ouvir, com a letra, copie e cole na sua barra de endereços)

4 comentários:

  1. Nossaaaaaaaaa como gosto deste corinhos..."Contentíssimo estou..." cantei ele quando os cadetes Anabela e Filipe Gonçalves estivream aqui em Corpo e Nakamura e eles ficaram surpresos ao ouvir é como se não esperassem que eu conhecesse este corinhoo... mas não me esqueço de nenhum e nem quero me esquecer..."sabes quantas estrelinhas..."que lindo amo..."aquele que tem o corinho assim Brilhando...brilhando quero brilhar como a luz...brilhando...brilhando quero brilhar por Jesus..." são da escola dominical que é a base prá uma criança Amar a Deus...teme-Lo e respeitar a presença dele por toda a vida...tive grandes professores o Major Teodoro Iung o primeiro...mas um cântico do cancioneiro Juvenil que sempre canto aqui em casa pros meus filhos e toco pandeiro junto...kk " Meu irmão procura ser como Daniel...resoluto em combater o ursupador cruel...corinho: "Firme e Corajoso como Daniel...entre os infiéis a Cristo sempre sê fiel..."se hoje sou uma cristã segura... 50% é graças a base dominical que recebi ai no Exército de Salvação...obrigada major Franke por recordar e obrigada aos meus professores. Ah... as histórinhas de flanelógrafo ainda tenho algums guardadas aqui...muito bom.

    ResponderExcluir
  2. "Firme e corajoso como Daniel"... obrigado pela sugestão. Em breve vou colocá-lo aqui! aBRaco.

    ResponderExcluir
  3. Do fundo bem fundo do baú, mas ainda muito bonitinha esta música germânica que cantei muito no ÉS em português e depois pondo meus filhinhos na cama em alemão com o acompanhamento do pai deles tocando "mund -hamonica"- gaita de boca. O que faz até hoje para as netas.
    MS

    ResponderExcluir
  4. Que saudade, voltei para minha infância tão distante. Não imaginava que ainda me lembraría desses corinhos tantas vêzes cantados nas escolas dominicais.
    O flanelógrafo, não me lembrava mais!!!Como ficava vidrada ouvindo as histórias!
    Meu Deus! Como fui feliz na minha infância!
    Obrigada por me levar para esse passado querido Paulo!

    ResponderExcluir