segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Vem, Cristo, vem-nos inflamar / Send the Fire


Em 1978 houve um congresso internacional do Exército de Salvação em Londres, berço de nossa obra. Em uma pausa do evento, a delegação brasileira - oficiais, soldados e alguns ex-missionários no Brasil - visitamos o Colégio de Cadetes Internacional e cantamos o Hino do Fundador William Booth (veja sua história no "Índice dos Hinos","Perdão Infinito"/O boundless salvation) diante de sua estátua. (Na foto: Hedwig, Susie, Christine, Adelaide, Theodoro, Franke, d´Ávila, Luiza, Shirley, Rachel, Allan e Christopher)

______________


O hino que escolhemos hoje é tido como o segundo escrito por William Booth (1829-1912), para ser cantado também em um longínquo congresso...

97 - Vem, Cristo, vem-nos inflamar,/Vem, Senhor (3x)/Com fogo vem-nos batizar/ Vem, Senhor (3x)/ A Ti suplicamos com ardor/Por Teu Espírito de amor,/O qual prometeste, ó Salvador,/Vem, Senhor! (3x)

Vem, fogo, e inspira-nos aqui,/ Vem, Senhor! (3x)/ A sempre e só viver por Ti,/ Vem, Senhor! (3x)/ Extirpa a raiz de todo o mal/ E acende, ó chama divinal,/ A tocha de amor sacrifical,/ Vem, Senhor! (3x)

Dá força ao nosso fraco ser,/ Vem, Senhor! (3x)/ Por ti queremos combater,/ Vem, Senhor! (3x)/ Prostrados aqui no Teu altar/ Em santa união a implorar,/ Teu povo, oh! vem santificar!/ Vem, Senhor! (3x)

Sem Ti é inútil o fervor,/ Vem, Senhor! (3x)/ Teu fogo nos dará valor,/ Vem, Senhor! (3x)/ Derrama em nós o Teu poder,/ Para um novo Pentecoste haver!*/ Teu reino queremos estender,/ Vem, Senhor! (3x)

1. História do passado:

Com o título de "O Fogo", apareceu no The War Cry de 14 de abril de 1894, com a nota: "Um outro cântico do General para ser cantado em campanhas de jubileus neste e em outros países." Na celebração do jubileu de 1894, que marcou os 50 anos da conversão de William Booth, combinado com um congresso internacional em Londres, de 2 a 6 de julho de 1894, e com o vigésimo-novo aniversário do Exército, o hino foi introduzido e cantado fervorosamente.

2. História do presente.

Certa vez na década de 90, trabalhando no Quartel Nacional, atendi a um telefonema bastante exclusivo. Recém-chegado ao Brasil para realizar uma campanha, um evangelista brasileiro que já vivera em Israel e em Portugal, e que naquela altura vivia na Flórida, EUA, pedia-me a letra em português de um cântico de William Booth. Peguei o cancioneiro e ditei-lhe as palavras do "Vem, Cristo, vem-nos inflamar". Então explicou-me o motivo de seu pedido. Vivia com sua família em Pensacola, Flórida, onde tinha irrompido o maior avivamento que já presenciara em suas viagens pelo mundo. E uma das características daquele avivamento, que fazia com que uma grande igreja tivesse filas para as pessoas entrarem, desde às 06h00 da manhã, era a união dos hinos antigos com os coros contemporâneos. E contou-me: "Este hino do fundador do ES é cantado com tremendo poder e ardor! Antes eu desprezava hinos como, por exemplo, 'Do teu pecado te queres livrar', achando que, como outros, já estava ultrapassado, mas hoje emociono-me até as lágrimas ao cantá-lo!" E convidaram-me para a reunião naquela noite, onde passaria essa mensagem aos crentes brasileiros (muito oportuna, por sinal!)

Paulo Franke (revista O Oficial de outubro-dezembro de 1998)

Nota: A letra em português, muito boa, foge um tanto da original em inglês, que pode ser lida em um dos youTubes abaixo. Na última reunião de revisão do cancioneiro (hinário), minha sugestão foi aceita e inserido o original *"We want another Pentecost" (... Para um novo Pentecoste haver).

___________

L i n k s

O hino cantado por uma congregação salvacionista de língua inglesa (a música, conforme cantada no Brasil, não encontrei no youTube):


O hino conhecido por muitas igrejas também (conforme me refiro na História do presente):

http://www.youtube.com/watch?v=k4SL29QVsN0

http://www.youtube.com/watch?v=FczdNeLTFnk&feature=related


____________________

Um comentário:

  1. Meu irmão,

    Lindo vídeo... esse homem realmente foi abençoado ao compor essa música.

    Um abração,

    WAGNER CAMPOS

    ResponderExcluir