terça-feira, 21 de setembro de 2010

Tal qual estou, eis-me Senhor!

Just as I am, without one plea

Testemunho do evangelista Billy Graham sobre o hino:


Quando me converti em 1937, durante o ministério do evangelista Mordecai Hamm, Deus usou este hino para trazer-me à salvação. Usamos este hino em quase cada apelo em nossas cruzadas, pois mostra à pessoa a idéia exata:

Deus nos aceita como somos e estamos. Não porque somos "bons e decentes" ou por causa de nossas "boas obras". Ao irmos a Cristo, não devemos esperar até termos endireitado nossas próprias vidas. O menor melhoramento que possamos fazer ainda assim não nos fará mais aceitáveis perante Ele. Deus nos ama assim como somos e devemos ir a Ele dessa forma.

Quando eu apresentar minhas "credenciais" para entrar nos portões do céu, elas não significarão nada, mesmo o fato de eu ter viajado pelo mundo inteiro pregando o Evangelho, mas repetirei as palavras deste hino, que me ajudou a converter-me a Jesus Cristo.

(Crusader Hymns and Hymn Stories)

_______________________________

210 -
Tal qual estou eis-me, Senhor, /Pois o Teu sangue remidor /Verteste pelo pecador;/
Ó Salvador, eu venho a Ti!

Tal qual estou e sem poder/A tua lei satisfazer /E sem cumprir o que é mister,/Ó Salvador, eu venho a Ti!

Tal qual estou, vou confiar,/Só Tu me podes transformar /E pela graça me salvar; /Ó Salvador, eu venho a Ti!

Tal qual estou, perdão me dás/E minha alma limparás. /Meu coração tem plena paz; /Ó Salvador, eu venho a Ti!

Música: W.B.Bradbury - 1849
Outros hinos do mesmo compositor:
197 - Ah! que música toando enche os ares
283 - Bendita a hora de oração
319 - Em nada ponho a minh fé
374 - Nós marchamos para aquele bom país
395 - Sou feliz, vitorioso ao lado de Cristo!

Tradução: William Edwin Entzminger

Sång 222 - Just som jag är - Laulukirja 34 - Käyn tällaiseena turviisi

____________________________________

A inválida rebelde


Charlotte Elliot nasceu em Clapham, Inglaterra, a 18 de março de 1789. Entre os seis filhos que nasceram, de uma família de certa cultura e tradição ministerial, Charlotte foi a terceira. Dois irmãos, um tio e um avô foram pastores.

Apesar de criada nesse ambiente, Charlotte era muito rebelde. Não gozava de boa saúde e durante muitos anos foi uma pessoa quase inválida. Talvez por causa de seus muitos sofrimentos, cultivou um espírito de rebeldia e ceticismo quanto à religião. "Se Deus me amasse não teria me tratado desta maneira", assim se queixou certa vez.

Deus, porém, age muitas vezes de maneira misteriosa e, assim, a inválida rebelde tornou-se mais tarde a autora de mais de 150 hinos! Deus usou os sofrimentos de Charlotte e os transformou em uma experiência gloriosa que ajudou a abençoar milhares de pessoas, em toda a parte do mundo, com seus hinos.

O espírito rebelde de sua filha muito perturbou o Dr. Elliott que, em uma tentativa de ajudar Charlotte, já com 33 anos, convidou, em 1822, o famoso líder da hinologia francesa, Dr. Cesar Malan, a vir à sua casa. Repudiado por ela ao tentar falar-lhe sobre religião, não insistiu, mas disse: "Não insisto em falar nisso, mas orarei para que você entregue o seu coração a Cristo e que se torne uma grande obreira em Sua causa."

Duas semanas depois, ela mesma procurou o Dr. Malan para discutir o assunto. "Que devo fazer para ser crente?", perguntou-lhe. "Deve entregar-se a Deus tal como está!"- respondeu. "Mas será que Deus me recebe tal como estou?", perguntou novamente pensando em sua rebeldia, em seus temores, no ódio e no rancor que tinha em seu coração. "Sim, tal qual está!", respondeu-lhe ainda o doutor. As palavras "tal qual estou" ficaram gravadas na mente de Charlotte e ela, ajoelhando-se juntamente com o Dr. Malan, dedicou ao altar de Deus todo o seu grande talento literário.

Charlotte Eliott morreu a 22 de setembro de 1871, com 82 anos de idade. Dos 150 hinos que escreveu nenhum atingiu a popularidade do "Tal qual estou!"

Um dos irmãos de Charlotte, que era pastor, disse: "Em todas as pregações, não tenho conseguido realizar tanto quanto minha irmã com seu hino "Tal qual estou!". Dwight L. Moody, famoso evangelista, assim afirmou: "Este hino tem feito mais para o maior número de pessoas e tem alcançado mais vidas de uma maneira benéfica do que qualquer outro hino".

Fonte: "Se os hinos falassem", de Bill H. Ichter.

Do autor do blog: Corroboro as palavras de Moody ao lembrar-me do que vi tantas vezes, através dos programas de Billy Graham na TV: multidões aproximando-se do altar ao som do hino em questão. O mesmo aconteceu quando muitos de nós vimos, ao vivo, no Estádio São Paulo, por ocasião da cruzada do grande evangelista no Brasil em 1979, multidões aproximando-se do centro do gramado ao som de "Tal qual estou, eis-me Senhor!"

___________________________________

Link
.
B.J. Thomas canta "Just as I am without one plea"

http://www.youtube.com/watch?v=1RXdLGUKma0&feature=related

________________________________

Próxima postagem:

Castelo Forte é Nosso Deus /Ein Feste Burg/"A Marselhesa da Reforma"

(com o manuscrito original de Martinho Lutero)

Nenhum comentário:

Postar um comentário