quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Rude cruz se erigiu / Sobre o monte Calvário

The old rugged cross - På en avlägsen höjd - Ristin jylhän mä kaukana



72

Sobre o monte Calvário eu vi uma cruz,/Qual emblema de afronta e dor./Mas eu amo essa cruz, pois morreu lá Jesus,/Em lugar do mais vil pecador.


Coro - Sim, eu sempre amarei essa cruz!/Seu triunfo meu gozo será,/E um dia , em vez de uma cruz,/A coroa Jesus me dará.

Onde Cristo Jesus o Seu sangue verteu,/Formosura encontro sem par./Triunfante ali Ele a morte venceu/ E meu ser pode santificar.

Sempre fiel eu serei à visão dessa cruz,/Seu desprezo também levarei./E um dia feliz, com os santos na luz,/Sua glória eu sempre verei.

Essa cruz sem igual que o mortal desprezou,/Para mim foi de grande atração./E o Cordeiro de Deus que a glória deixou,/Conquistou-me na cruz salvação.




George Bennard (1873-1958), nasceu no estado de Ohio, EUA. Quando tinha 16 anos, George necessitou profundamente de uma grande força para ajudá-lo nas responsabilidades familiares após a morte de seu pai. Essa força sustentadora encontrou em Jesus, através do Exército de Salvação, onde se converteu. Juntou-se ao grupo salvacionista inclusive tornando-se oficial (pastor), onde serviu por alguns anos. O Capitão George Bennard, no entanto, já casado, demitiu-se em 1910, tornando-se ministro da Igreja Metodista Episcopal.


Segundo Bennard, a melodia nasceu antes das palavras e entre elas transcorreu um grande intervalo de tempo. Sua inspiração para escrever o hino chegou-lhe através de reuniões de avivamento que realizou no meio-oeste. Nessa ocasião foi ridicularizado e sofreu muita oposição, considerando sua experiência uma verdadeira crucificação. Mais tarde recordaria: "As palavras do hino foram colocadas dentro do meu coração em resposta à minha própria necessidade".



George cantou o hino pela primeira vez em uma reunião caseira na presença de duas pessoas, um pastor e sua esposa. Quando acabou de cantar, disse-lhe o pastor: "Irmão Bennard, este hino viverá!" E acrescentou: "Contribuirei financeiramente para que você o publique." A profecia foi cumprida e o hino alcançou tremenda popularidade, sendo traduzido para muitos idiomas. Foi cantado publicamente, por um coral, pela primeira vez, em uma convenção interdenominaciona em Chicago. Rapidamente, a congregação aprendeu-a, cantando "A velha rude cruz" com lágrimas nos olhos naquela que foi uma reunião de renovação e consagração.



Em 1958, com oitenta e seis anos, em Reed City, Michigan, George Bennard "trocou sua cruz por uma coroa".






__________________________________________

Links:

- Letra original em inglês:

http://www.youtube.com/watch?v=CltrLsjsQl0

- Pat Boone canta "The old rugged cross":


http://www.youtube.com/watch?v=qweIMge2hjs&p=28DCB3E29BAC1AD8&playnext=1&index=40


- Aline Barros canta "Rude cruz", a versão mais conhecida no Brasil:


http://www.youtube.com/watch?v=ixdgrhaZ0Hw

Nenhum comentário:

Postar um comentário