terça-feira, 24 de agosto de 2010

Daniel W. Whittle, s/hinos e s/comovente história

Seus hinos mais conhecidos: Dá lugar a Jesus Cristo (Room for Jesus/ 2 -Eikö sijaa Jeesukselle?/ 342 - Har du inte rum för Jesus? ), Chuvas de bênçãos (Showers of blessings/ 122 - Jumalan virta nyt kuohhu/470 - Skurar av nåd), Mas eu sei em Quem tenho crido (I know that my Redeemer lives/ 838 - Jag vet på vem jag tröstar). Cada momento me guia o Senhor (Moment by moment/ 539 - En gång på korset),



Daniel Webster Whittle (1840-1901) serviu durante a Guerra Civil Americana, na 72a Infantaria de Illinois. Ferido no final da luta, perdeu seu braço direito e foi feito prisioneiro de guerra. Enquanto se recuperava no hospital, procurando algo para ler, achou o Novo Testamento que sua mãe pusera em sua mochila; leu-o com atenção sentindo que, com isso, seu lar distante estava mais perto. Mesmo assim, seu coração não estava movido a aceitar Jesus Cristo como seu Salvador.

Certa noite, foi acordado por um companheiro que lhe suplicou que fosse orar por um rapaz que estava à morte. Daniel tentou esquivar-se, alegando que não sabia orar, ser mau e estar longe dos caminhos de Deus. O companheiro ficou surpreso, uma vez que sempre o via lendo a Bíblia.

Finalmente, Daniel concordou e foi orar com o rapaz moribundo; antes, porém, confessou seus próprios pecados e clamou a Jesus por perdão. Mais tarde, relatou o que aconteceu naquele momento: "Senti a pressão da mão de Deus, na minha única mão que segurava a do rapaz, enquanto suplicava as promessas de Deus para a vida do rapaz que agonizava. Essas promessas haviam-se tornado familiares para mim devido às leituras bíblicas que fizera. Em dado momento, a mão do rapaz tornou-se fria. Quando abri os olhos, os dele estavam fechados para sempre, mas havia uma paz perfeita no seu semblante." Esta experiência lhe fez escrever: "Dá lugar a Jesus Cristo":



__________________________________________________


Nesta bela igreja, hoje catedral, em Pelotas-RS, aprendi o "Chuvas de Bênçãos" na minha infância:Itálico






O hino "Chuvas de Bênçãos":


http://www.youtube.com/watch?v=JT5Sn-0lSEM


_______________________________________________




Um "brigada de cantores" (coral) salvacionista em que participei em São Paulo, em 1972.

O hino "Mas eu sei em Quem tenho crido":

http://www.youtube.com/watch?v=WZqGGkYnjKY&p=7F5944652A66BF74&playnext=1&index=3

_______________________________________________




Um acampamento de músicos e cantores, em Suzano-SP, em 1965 (estou na quarta fila, enquanto o então major Eliasen dirige o grupo de jovens).

.

O hino "Cada momento me guia o Senhor" ao piano:

http://www.youtube.com/watch?v=zzdC7z9kHAA


3 comentários:

  1. Neiva F. Ferrer escreveu:

    O teu blog continua lindo, Paulo, contando a história dos autores desses hinos tão maravilhosos que marcaram a nossa juventude! Ao ouvir o "Eu Sei Em Quem Tenho Crido" veio-me à memória o ano de 1962 e o Corpo do Exercito de Salvação em Pelotas com o recém-chegado e querido Tenente Sidney Campos nos ensinando a cantar a 4 vozes este lindo hino. São tempos maravilhosos que não voltam mais mas, em nome de Jesus, um dia encontraremos novamente pessoas que significaram muito para nós e nos ensinaram o caminho verdadeiro para Jesus como o Tenente que Deus chamou para si tão cedo, provavelmente porque ele era bom demais para viver neste mundo!

    ResponderExcluir
  2. Caro Major Paulo...

    Esse resgate musical nos ajuda a ver a intervenção de Deus na história. Meu avô que era Tenente do Exército Brasileiro, se converteu na Igreja metodista , e o hino "Rude Cruz" foi o instrumento usado por Deus para que Ele entregasse sua vida a Jesus...então, como vê...Intervenção de Deus na história da humanidade... na história da minha familia ...e na minha própria história!!
    Parabéns!
    Um abraço
    Marilene

    ResponderExcluir
  3. Muito importante este trabalho .
    Que Deus continue abençoando .

    Estava precisando de referências sobre "Cada Momento " ,
    - e foi muito oportuno encontrar sua postagem .

    Deus o recompense .

    [Enéas de Cerqueira Leite Maffei]

    * * * * *

    ResponderExcluir