terça-feira, 10 de agosto de 2010

Cristo, Rocha eternal, quero abrigar-me em Ti!

Cristo, Rocha Eternal (169)
Rock of Ages, cleft for me
Laulukirja 124a/124b - Sångbok 230
~
Cristo, Rocha eternal, Quero abrigar-me em Ti. Possa o sangue divinal, Que, na cruz, vertido vi, Do pecado me curar E minha alma libertar.
~
Bem nenhum em mim Tu vês, Quero à Tua cruz chegar; Cobre a minha desnudez, Dá-me graça salutar; Se não vens me socorrer, Salvador, vou perecer!
~
Minhas obras, eu bem sei, Mesmo feitas em temor, Não cumpriram Tua lei, Nem revelam meu amor; Não mereço, pois, perdão, Mas em Ti há salvação.
~
Foto - A grande rocha em Burrington Combe, que serviu de abrigo e inspiração para o escritor do famoso hino.


Augustus Toplady (1740-1778)

Tradução - Manoel da Silva Porto Filho (+ 1988)

Augustus Toplady converteu-se em um vilarejo irlandês aos 16 anos de idade após escutar um sermão, por um leigo iletrado, em um celeiro. Tocado em seu espírito por aquele sermão, Augustus entregou sua vida a Deus, consagrando-a ao Seu serviço.

Certa ocasião, após conversar longamente com John Wesley, cada um seguiu o seu caminho e Augustus andou à beira da praia orando e meditando. De repente, foi surpreendido por uma
tempestade, com trovões e relâmpagos, que o fez buscar abrigo em uma grande rocha (foto).

Enquanto estava abrigado na fenda da rocha, achou uma carta de baralho no chão e nela escreveu o hino que lhe veio à mente em meio à tempestade.

Isso aconteceu quando Toplady era pastor em Blagdon, Somersetshire, Inglaterra. Na Igreja Anglicana, em cujo ministério ingressou quando tinha vinte e dois anos, passou não muito tempo, tendo de deixar o trabalho devido a uma doença pulmonar. Morreu depois de dez anos enfermo, com 38 anos de idade.

No leito da enfermidade, proferiu: "Meu coração suspira a cada dia pela eternidade. A doença não é nenhuma tragédia, praga, maldição ou mesmo aniquilação". E em sua simples sepultura em Tottenham Court Road está escrito: "Cristo, Rocha eternal, quero abrigar-me em Ti".

Toplady escreveu 133 hinos, mas nenhum tornou-se tão conhecido e cantado quanto "Cristo, Rocha eternal". O hino, no entanto, somente após sua morte começou a circular e alcançar o mundo. A carta onde o escreveu, na fenda da rocha, tem sido preservada e guardada na América.

Fonte: Krigsropet

Sugestão: Conhece o hino? De qualquer forma, procure-o no índice do hinário de sua igreja e peça para ser cantado no próximo domingo. Uma segunda música, belíssima, muito cantada na Escandinávia, é a de Svea Tyndal, geralmente usada para o hino "Por belezas naturais".

________________________________________________

L i n k:

O hino:

http://www.youtube.com/watch?v=gM7gt_cSxjw

Nenhum comentário:

Postar um comentário