sábado, 29 de outubro de 2011

Tua alma está ferida, magoado o coração?

161 - Tua alma está ferida, magoado o coração?

Tua alma está ferida, magoado o coração,/ A tristeza já se apoderou de ti?/ Escuta, meu amigo, Jesus nos fala assim:/ "Ó cansados e oprimidos, vinde a Mim!

Coro:

"Tomai sobre vós meu jugo, Eu vos aliviarei,/ E descanso vossas almas gozarão,/ Pois o meu fardo é leve, meu jugo é suave,/ Paz perfeita vós tereis no coração!"

Desperta, tu que dormes, a fé traz esperança,/ Já desponta um novo dia a teu favor;/ Lembra que Deus é amor, Jesus nos fala assim:/ "Ó cansados e oprimidos, vinde a Mim!

Se creres, meu amigo, terás a salvação,/ Plena paz inundará teu coração./Escuta a voz de Cristo, Jesus nos fala assim:/ "Ó cansados e oprimidos, vinde a Mim!


Letra: Paulo Tavares Bastos Gama

Segundo relato de seu filho, Daniel Tavares Bastos Gama:

Meu pai formou-se em algo parecido com o que seria hoje "Técnico em Direito". Fez também curso técnico de Agropecuária e Agrimensura, e depois algo ligado a Justiça/Administração. Foi trabalhar na Companhia Estrada de Ferro Sorocabana como Escrivão. Na época um cargo importante, não somente por ele ter-nos contado, mas pelo fato de que ao deixar a Cia. Sorocabana ganhou uma passagem permanente na primeira classe e viajava "de graça" desde os anos 30 até os idos de 70, quando a Cia Sorocabana foi estatizada e caiu na degradação e apodreceu... ou melhor,
"a traça e a ferrugem a consumiram".

Como escrivão, tinha um bom salário na época e, como violonista, fazia serenatas nas janelas das meninas paqueradas. O grande violonista Dilermando Reis foi companheiro dele nestas serestas.

Chegou ao ponto de gastar mais do que ganhava, ficou frustrado com a vida e começou a procurar o sentido de sua existência. Foi nessa época que outro amigo, Rubens Duffles de Andrade, levou-o a assistir um culto na Igreja Presbiteriana. À noite, sozinho, clamou por Jesus que conhecera no culto e converteu-se. Em conversa com Rubens e revelando sua vocação por algo mais, ele levou meu pai a uma reunião do Exército de Salvação no Brás. Entusiasmou-se demais e disse para seu amigo, irmão e discipulador presbiteriano: "É aqui o meu lugar!"

Sua interessante história continua na próxima postagem, por ocasião da publicação de outro hino que alcançou muitas vidas com suas palavras e a voz ungida de Paulo Tavares Bastos Gama.

_________________________

Música secular "The little old cabin down the lane", adaptada com as palavras "Achei um bom amigo, Jesus, o Salvador... dos vales é o Lírio, a estrela da manhã, o Escolhido dos milhares para mim", de Charles Fry, um dos músicos pioneiros do Exército de Salvação na Inglaterra (fonte "Companion to the Song Book").

_________________________

Ouça o belo hino na voz inconfundível de Paulo Tavares Bastos Gama:


_________________________

5 comentários:

  1. "Tua alma está ferida, magoado o coração...ó cansados e oprimidos vinde a Mim"
    Ainda soa aos meus ouvidos esse apêlo na vóz dele!
    Que benção ouvir novamente através da minha memória auditiva esse chamado de Jesus!
    Não imaginam "os três Paulos" como ... exatamente hoje eu precisava disso.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Amigo, ando a procura da letra do hino (Cântico 397 do Cancioneiro Salvacionista - 7ª edição, de autoria do Brigadeiro Paulo Tavares Bastos Gama, de saudosa memória.Se puder envie-me através do e-mail: souzaroque@yahoo.com.br
    Ficarei imensamente grato.
    Com um abraço fraterno desde Portugal,
    Roque Souza

    ResponderExcluir
  3. Eu gostaria muito de ouvir o hino 397, do Cancioneiro Salvacionista; Soldados de Jesus Cristo/Avante com fé e amor/O mundo esperançado/Contempla o vosso fervor... ouvi muito a minha mãe cantar, por favor, se alguém encontrar, meu e-mail é nilsucupira@hotmail.com e o meu Whats App é 85 988576133

    ResponderExcluir
  4. https://youtu.be/l00SRXapAgU NÃO SEI SE É ESSE , NEM SE JÁ CONSEGUIU MAS VI SEU COMENTÁRIO É PROCUREI ACHEI ESSE ESPERO QUE SEJA ESSE

    ResponderExcluir
  5. Ó hino tua alma está ferida ja fez parte da harpa cristã?

    ResponderExcluir