quinta-feira, 3 de março de 2011

A Deus cantamos nós, são tantos Seus favores.

Nun danket alle Gott - Now thank we all our God
Nu tacka Gud, allt folk - Uskomme Jumalaan

8 - A Deus cantamos nós,/ São tantos Seus favores./ Com voz de gratidão ergamos os louvores,/ Pois, desde nossos pais,/ Seu braço nos cercou,/ E, pelo Seu amor,/ De dons nos cumulou.

Que tão bondoso Deus/ De nós esteja perto,/ Nos dando o Seu amor/ Em meio ao mundo incerto./ Guiando os nossos pés,/ Nos guarde em Sua paz/ E afaste todo o mal/ Com Seu poder veraz.

Louvemos sempre a Deus,/ Ao Pai e ao Filho amado,/ E Aquele que é, também,/ Com Eles adorado./ Eterno e Trino Deus,/ Te rendem gratidão/ Os santos e anjos Teus/ E toda a criação.

¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤


Martin Rinkart (1586-1649) utilizou a música Paxis Pietatis Melica, de Johann Cruger, para o seu hino, que se tornou tão popular na Alemanha que era usado em todas as ocasiões de gratidão nacional.
Nasceu em Eilenburg, Saxônia, e foi educado na Universidade de Leipzig, tendo sido sustentado através de suas habilidades musicais. Tornou-se arquideão em sua cidade natal em 1617, permanecendo nela pelo resto de sua vida.

Durante a Guerra dos Trinta Anos, quando todos os clérigos da cidade foram mortos, Martin foi o único sobrevivente.

A guerra e a praga fizeram tantas vítimas que ele chegou a fazer 50 funerais por dia. Enterrou 4.480 pessoas, incluindo sua própria esposa. Foi durante esse tempo difícil que seu hino foi escrito. Quando a paz foi proclamada, em 1648, Rinkart, prematuramente envelhecido, estava esgotado por tantos sofrimentos.

Fonte: Compagnion to the Song Book of The Salvation Army

¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤

A tradução para o inglês é de Miss Winkworth (+ 1878), enquanto que para o português é do Bispo Egmont Machado Krischke, da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, que celebrou o ofício de confirmação do autor deste blog, no final da década de 50.

¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤


O hino:


http://www.youtube.com/watch?v=foHuHJbosSw&feature=related


¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤

Nenhum comentário:

Postar um comentário