segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Graças dou por esta vida (hino para cada dia do ano)

Tack, min Gud, för vad som varit - Kiitos sulle Jumalani - Thanks to God


A foto indica os lugares onde trabalhei para Deus, pelos quais dou graças a Ele. No meu primeiro lugar como oficial salvacionista (pastor), Joinville-SC, aprendi com uma irmã presbiteriana, chamada Sumara, o hino "Graças dou", para saber somente muitos anos mais tarde que o mesmo é da autoria de um oficial salvacionista sueco. Cantado e amado no mundo inteiro, especialmente aqui na Escandinávia, tenho presenciado muitas pessoas emocionadas até as lágrimas ao entoá-lo.

______________________________

363 - Graças dou por esta vida,/ Pelo bem que me legou./ Graças pelo meu futuro/ E por tudo que passou./ Pelas bênçãos derramadas,/ Pelo amor, pela aflição,/ Pelas graças reveladas,/ Pelo gozo do perdão.

Graças pelo azul celeste/ E por nuvens que há, também,/ Pelas rosas do caminho/ E os espinhos que elas têm./ Pela escuridão da noite,/ Pela estrela que brilhou,/ Pela prece respondida/ E a esperança que falhou.

Pela cruz e o sofrimento/ E feliz ressurreição,/ Pelo amor que é sem medida,/ Pela paz no coração./ Pela lágrima vertida,/ Teu consolo que é sem par,/ Pelo dom da eterna vida,/ Sempre graças hei de dar.

__________________________

Música: a mais popular é a de Johannes A.Hultman, Sols­kens­sang­er (1810), embora haja outras.

Tradução: Alice Ostergren Denyszczuk

__________________________

O autor, August Ludvig Storm, nasceu em Motala, Suécia, em 1862. Como jovem, converteu-se a Cristo no Exército de Salvação (Frälsningsarmén). Alguns anos depois de ter-se unido ao Exército, escreveu as palavras deste hino para serem publicadas no Stridsropet ("Brado de Guerra" em sueco), em 5 de dezembro de 1891.

No original sueco o hino possui quatro estrofes, todas começando com a palavra "Graças" (Tack, a mesma para obrigado), em um total de trinta e dois motivos de gratidão. A gratidão do autor expressa-se em diversas circunstâncias e passam pelo escuro e monótono outono e vão através da calma primavera, típicas estações da Escandinávia. Há gratidão pela dor e pelo prazer e também pelas rosas e seus espinhos.

Com somente trinta e sete anos, August Storm contraiu uma doença nas costas que o deixou inválido para o resto da vida. Continuou, no entanto, seu serviço ativo, inclusive trabalhando à frente do departamento de finanças do Quartel Territorial em Estocolmo.

Um ano antes de sua morte, em 1 de julho de 1914, o Tenente-Coronel August Storm escreveu um novo poema no qual agradece a Deus pelos anos de calma e quietude assim como pelos anos de sofrimento e dor.

Depois de seu funeral, o "Brado de Guerra" sueco publicou em sua homenagem: "Era um prazer imenso ouvir seus sermões cheios de poder e com grandes e bem articulados pensamentos!"

August escreveu outros hinos, mas nenhum tão amado e conhecido como o "Graças dou por esta vida", que podemos dizer em um sentido foi baseado no texto abaixo, de Efésios 5:19 e 20:

Falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor, com hinos e cânticos espirituais, dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo.

____________________________________


Links:

Música mais comum do hino e letra em inglês:
.
http://www.hymntime.com/tch/htm/t/h/a/thankstg.htm
.
Pela congregação de uma igreja, em português:
.
http://www.youtube.com/watch?v=_hWM7CETseg&feature=related
.
No original sueco:

http://www.youtube.com/watch?v=dBADhITRAng
.
___________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário