sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Introdução

Na década de 80 comecei a interessar-me por algo novo em matéria de literatura e música: saber a história "por trás" de hinos conhecidos alguns desde a infância.

Tão interessado e inspirado fiquei em descobrir a razão pela qual poetas ou mesmo pessoas comuns escreveram hinos até hoje cantados - muitas vezes enfrentando tragédia, doença e infortúnio - que comparei ao abrir de um baú contendo um tesouro inestimável em seu interior.

Publiquei, então, de uma forma bem caseira, um livreto cuja aceitação foi muito boa, "O Louvor da Salvação", nome o qual depois de alguns anos foi chamado o programa radiofônico que Anneli e eu levamos ao ar, com continuação até hoje.

Como recebemos transferência para trabalhar em outro país do mundo salvacionista, não continuei minha pesquisa sobre os hinos. Guardei, no entanto, livros e livretos, páginas soltas de antigas e novas publicações sobre o assunto... até um dia!

Com o valioso auxílio da Internet, este dia chegou; portanto, anuncio que "nasceu" meu segundo blog, ao qual acrescentarei histórias de hinos a cada semana, para a bênção e inspiração dos meus caros leitores de qualquer religião cristã (mesmo não conhecendo o hino em questão, poderá ser abençoado com a letra que será também publicada a partir da segunda postagem).

Publicarei neste segundo blog - citando a fonte de minha pesquisa - histórias de hinos do Hinário Salvacionista (Cancioneiro) que constam na 7a edição, do ano de 1999, coordenada em nossa Sede/Quartel Nacional em São Paulo, pelo Comissário Carl S.Eliasen, em cujo conselho, juntamente com outros colegas, tive o privilégio de participar antes de transferir-me para a Finlândia naquele mesmo ano.

Um grande número de hinos do referido cancioneiro é o mesmo do que os dos hinários de outras igrejas evangélicas, portanto muitos leitores sentirão que a matéria deste blog lhes será bastante familiar.

Leia e recomende este meu blog, o que me deixará muito agradecido.

4 comentários:

  1. Amigo Paulo,
    Parabéns pelo novo Blog!
    Seus posts alavancam nossa fé e nos motivam a ser pessoas melhores, obrigada!
    Que Deus abençoe essa sua nova missão!
    Receba meu abraço carinhoso,
    Gloria Policano

    ResponderExcluir
  2. Amigo e irmão em Cristo,
    felicito-lhe pelo novo Blog!
    Vou acompanhar tds os posts, pois, desse assunto
    gosto muito, ainda mais fã serei desse pastor gaúcho, que com tanta sabedoria e intelectualidade desempenha sua missão!
    Que Deus o abençoe!
    Abraço,
    Santa Catarina Tamara

    ResponderExcluir
  3. Marcelo escreveu:

    Ótimo Paulo, isso vai acrescentar muito para nós e para a nova geração de soldados!!!
    Obrigado pela sua iniciativa, um grande abraço e que Deus siga abençoando sua vida e ministério!!!

    ResponderExcluir
  4. Amado Paulo,
    Obrigado por sua iniciativa.

    Há muito guardo algumas histórias destes cânticos que ouvi minha mãe cantar desde que nasci. São marcos em minha vida. Conhecê-los em suas raízes lhes aprofunda o valor. São instrumentos de Deus para consolo de seu povo.

    Abração
    Joubert
    emfamilia23.blogspot.com

    ResponderExcluir