quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Não desanimes, Deus proverá, Deus cuidará de ti!

318 - Aflito e triste coração, Deus cuidará de ti!
God will take care of you
Sångbok 596

Aflito e triste coração, Deus cuidará de ti; Por ti opera a Sua mão, Deus cuidará de ti.

- Deus cuidará de ti, Em cada dia proverá; Sim, cuidará de ti, Deus cuidará de ti.

Na dor cruel, na provação, Deus cuidará de ti; Socorro dá e salvação, Pois cuidará de ti.

A tua fé Deus quer provar, Mas cuidará de ti; o teu amor quer aumentar, E cuidará de ti.
.
Nos Seus tesouros tudo tens, Deus cuidará de ti; terrestres e celestes bens, E cuidará de ti.

O que é mister te pode dar Quem cuidará de ti; nos braços Seus te sustentar, pois cuidará de Ti

Cantor Cristão -
Tradução de Salomão Luiz Ginsburg (+1927)

Civilla D. Martin estava confinada ao leito. Naquele domingo à tarde, em 1904, escreveu as palavras do cântico que expressava sua fé em meio a tantas provas. Quando seu esposo chegou em casa, voltando de uma missão onde pregara, sentou-se diante de um órgão de foles e compôs a melodia. O cântico de Civilla, nascido em um leito de dor, tornou-se uma fonte de conforto para muitos que carregam fardos de doenças e durezas. A autora morreu em 1948.

"O Oficial"

_____________________________________________
.
Tenho um testemunho, que publiquei no meu blog, relacionado a este lindo hino (veja link abaixo).

Conheci este hino cantado como solo pelo saudoso Tenente Sidney Barros Campos, oficial dirigente do Corpo de Pelotas-RS, no ano de 1962, quando ingressei no Exército de Salvação. Mais tarde como oficial cantei-o muitas vezes, mas foi em um momento de provação que senti na minha vida a profundidade dessas confortantes palavras: Não desanimes, Deus proverá!, conforme cantávamos naquele tempo.

Aconteceu no ano de 1992, no centro da cidade de Estocolmo, Suécia. Multidões nas ruas faziam a festa deitando-se nos belos parques da cidade para bronzear-se ou simplesmente passeavam pelas ruas naquela atmosfera de verão, estação quando o sol quase não desaparece, ao contrário do inverno escandinavo quando quase não aparece.

Precisando ir a Estocolmo, eu levara só uma mochila, mas sentia-me como que carregando um fardo, e totalmente por fora daquele ambiente festivo. O motivo que me levara até a linda cidade me deixava inseguro principalmente com relação ao futuro próximo.

Contrastando com o que via ao meu redor, sentia-me em meio a nuvens frias de incerteza e desânimo. O assunto que me levara àquela cidade estava encerrado e eu precisava "fazer hora" até a partida do navio que me levaria de volta à ilha de Åland, na Finlândia, onde vivíamos.

Sentei-me então na escadaria de uma conhecida praça no centro (foto que tirei em 2008) onde centenas de pessoas faziam o mesmo. Sozinho na multidão - triste experiência! - nada era familiar naquele momento em que eu precisava como nunca de um ombro amigo.

Então, de repente - bendito instante! - ouvi o som de um órgão tocando estranhamente não uma música moderna para combinar com a multidão, mas um antigo hino muito familiar para mim, o "Não desanimes, Deus proverá!". Feliz coincidência? Na verdade, acredito que era um desses recados que Deus às vezes manda para a gente no momento e no lugar certos. Levantei-me, então, de um salto e comecei a procurar os alto-falantes que certamente dariam em um microfone.

Certeza eu tinha de que não era imaginação minha ou, sob o forte sol daquela tarde, de que eu não estava tendo alucinação de anjos tocando especialmente para mim. Abrindo caminho entre as pessoas - alguns jovens drogados no pedaço - fui como que tateando para descobrir de onde o vinha o som.

E então em um canto do amplo local encontrei Maria...
Falei-lhe, um tanto emocionado, que fora atraído pelo som de seu órgão
e que conhecia em português o hino que tocava. Com um sorriso falou-me: "Então cante-o em português!" Naquele momento as centenas de pessoas na grande praça ouviram nossa língua ao cantar aquelas palavras que vinham direto ao meu coração, trazendo-me agora encorajamento, esperança e ânimo para enfrentar a nova página que teria de virar na minha vida: voltar para o Brasil com a família e ter de viver pela fé, seguindo a direção que o Espírito Santo me dava.

Alguns anos mais tarde, depois de provar o quando Deus fora fiel para nós, li no Stridsropet ("Brado de Guerra" em língua sueca) que Maria havia falecido, momento de louvar a Deus pela vida daquela conhecida evangelista de rua em Estocolmo que não somente a mim, mas por certo a milhares de pessoas abençoara através de seu ministério.
_______________________________________________

L i n k s:
O hino:
.
Minha postagem no blog foi alvo de muitos comentários de leitores que se identificaram comigo na experiência de estar "sozinho na multidão", sem imaginar o quanto Deus estava perto!
.

Um comentário:

  1. Que bom que vocês esta levando para o seu blog hinos sacros e história dos seus autores; servirá para arejar a mente e o espírito dos evangélicos de hoje, produtos da teoria da prosperidade dos falsos profetas que são hábeis arrecadadores de dinheiro.
    Parabéns, vá em frente!
    Um abraço.

    ANÔNIMO

    ResponderExcluir