quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Eis dos anjos a harmonia! - C.Wesley - Mendelssohn (Bach)

Hark! the herald angels sing! - Lyss till änglasångens ord

466 - Eis dos anjos a harmonia!/ Cantam glória ao Rei Jesus./ Paz aos homens! que alegria!/ Paz com Deus em plena luz./ Ouçam, povos exultantes,/ Ergam salmos triunfantes,/ Aclamando o seu Senhor;/Nasce Cristo, o Redentor!

Coro: Toda a terra e os altos céus cantem sempre glória a Deus!

Cristo, eternamente honrado,/Do Seu trono se ausentou./ Entre homens encarnado,/ Deus conosco Se mostrou./ Que sublime divindade!/ Que excelsa humanidade!/ Salve, glória de Israel,/ Luz do mundo, Emanuel!

Cante o povo resgatado/ Glória ao Príncipe da paz;/ Deus, em Cristo revelado,/ Vida e luz ao mundo traz!/ Nasce a fim de renascermos,/ Vive para ressurgirmos,/ Rei, profeta e Salvador./ Louvem todos ao Senhor!

___________________________


Letra

Charles Wesley (1707-1788)


Filho de Samuel e Suzana Wesley e irmão de John Wesley, nasceu em Epworth, Inglaterra. Tão logo iniciou a falar, sua mãe ensinou-lhe a oração do Pai Nosso e, aos cinco anos, o alfabeto, passando logo a ler porções simples da Bíblia. Em 1735, acompanhou seu irmão John à Georgia. Retornando à Inglaterra, adoeceu; lembrou-se então da coragem dos moravianos durante uma tempestade em alto-mar. Em 1738, foi levado ao verdadeiro conhecimento de Cristo como seu Salvador pessoal. Pregou com tanto fervor que o arcebispo de Cantuária proibiu-lhe, e a seu irmão John, de fazê-lo ao ar livre e participar de outras atividades, o que não o impediu de continuar a trabalhar para o Senhor na Inglaterra, Gales e Irlanda. Escreveu mais de 6.500 hinos. Enquanto John Wesley foi o fundador da Igreja Metodista, Charles Wesley inspirou o metodismo com os seus hinos.

Música

Felix Mendelssohn (1809-1847)



Felix Jacob Mendelssohn-Bartholdy nasceu em Hamburgo, Alemanha, e era neto do conhecido filósofo israelita, Moses Mendelssohn. De família luterana, recebeu os primeiros ensinamentos musicais de sua mãe. A família formava uma orquestra e muitas vezes tocava melodias escritas pelo menino Felix.

Começou a compor aos doze anos; aos dezesseis escreveu a abertura "Sonho de uma noite de verão", o que lhe firmou o nome como compositor. Produziu peças vocais, orquestrais, concertos para violino e piano, música de câmara, sonatas, prelúdios, fugas para órgão etc. Ocupou o cargo de diretor da orquestra do Gewandhaus e, juntamente com outros, fundou o conservatório de Leipzig. Visitou várias vezes a Inglaterra, cujo público conquistou; a última visita, em 1846, tornou-se memorável pela apresenteação de seu oratório Elias.

Uma de suas maiores glórias reside na revelação ao mundo musical da obra de Johann Sebastian Bach, esquecida desde a sua morte. Chamou a atenção sobre ela, quando, com apenas vinte anos de idade, regeu de cor, na Singakademie de Berlim, a "Paixão Segundo São Mateus", obra prima do insigne músico de Leipzig, Bach.

Para Felix, o acontecimento representava não somente o centenário da prémiere da obra de Bach, mas também o centenário de seu avô Moses. Em março de 1829, foi o regente de um coral de 400 vozes e o evento teve tanto sucesso que, dez dias depois, no aniversário de Bach, a "Paixão" foi apresentada outra vez. Graças a isso, Felix foi o responsável pela sistemática publicação e subsequente apresentação das músicas de igreja de Bach. Através dessa apresentação, arrecadou dinheiro suficiente para erigir uma estátua de seu grande mestre Bach. A estátua foi dedicada em 1841, e o neto de Bach foi convidado para estar presente. Felix também manteve bom relacionamento com os herdeiros de seu avô na comunidade judaica. Colaborou com o rabino reformador Abraham Geiger no texto do oratório Elias. Em 1844, Felix escreveu uma cantata baseada no Salmo 100, a quatro vozes e acompanhada de uma pequena orquesta, para o serviço de dedicação da nova sinagoga reformada de Hamburgo.

História

"Eis dos anjos a harmonia" foi publicado pela primeira vez em 1739, na coleção Hymns and Sacred Poems, de Wesley. Durante 116 anos foi cantado com várias músicas sem se vincular a nenhuma. Em 1855, o organista da abadia de Walham, William H. Cummings, examinando a cantata de Mendelssohn, escrita para o festival realizado em Leipzig em 1840 - ocasião quando foi comemorado o aniversário da invenção da imprensa - lembrou-se de adaptar o coro número 2 dessa canção à letra de "Eis dos anjos a harmonia!" Foi feliz na união de ambas. A grande aceitação obtida levou-o a publicá-la em 1856; daí por diante não mais se separaram. Essa adaptação musical passou a chamar-se Mendelssohn.

.

Fonte: "Cânticos de Natal" - livreto "Louvor por Herança" - Internet

A primeira tradução do hino foi refeita por uma comissão do Hinário Evangélico.

_______________________________

.

Link

Ouça, pelo coral da Catedral de Wells, o hino no original inglês:

http://www.youtube.com/watch?v=pvN1FOZN4Ww

Um comentário:

  1. https://www.youtube.com/watch?v=d3i3tHX01RM
    Nossa versão em português - espero que goste amigo!
    abraços!!

    ResponderExcluir