terça-feira, 26 de abril de 2011

Divino Espírito convém ao Teu auxílio recorrer


"Salmos e Hinos", que pertenceu ao meu pai e que foi por ele adquirido em 3 de setembro de 1933, quando tinha 20 anos, na Igreja Episcopal Anglicana, da qual era membro.




Hoje, 28 de abril de 2011, amanheci cantando um velho hino dos Salmos e Hinos, o hinário mais antigo do Brasil. E o cantei tentando lembrar-me de cor de suas palavras na letra antiga e não a atual desse hinário (215), muito menos com a que cantamos no Exército de Salvação (91).

Desconhecendo as palavras do original inglês, tive que pesquisar no Google, constatando que as palavras do hino em português foram uma versão muito livre de Sarah Poulton Kalley. Um dia neste blog comentaremos sobre o histórico Salmos e Hinos que, por ser o "hinário pioneiro", de seus hinos utilizaram-se muitas igrejas evangélicas brasileiras, inclusive o Exército de Salvação, ainda que muitas vezes das palavras originais haja somente uma pálida semelhança.

______________________________


Diante disso, falaremos aqui somente do compositor,
Dr. John B. Dykes (1823-1876), que também doou ao mundo
a música de um dos hinos mais conhecidos e amados: "Santo, Santo, Santo" (Nicaea).

Nascido em Hull, Inglaterra, John foi o quinto filho de William e Elizabeth Dykes e o irmão mais moço da poetisa e escritora de hinos Eliza Alderson. Aos 10 anos, John já era o organista assistente na Igreja de São João, em Hull, onde seu avô, Rev. Thomas Dyke, era o pároco.

Além do órgão, aprendeu também a tocar violino e piano. Estudou no Wakefield e St. Catherine College, em Cambridge, ganhando um BA em Classics em 1847. Foi o co-fundador da Cambridge University Musical Society. Em 1862 tornou-se pároco da Igreja de St.Oswald, em Durham, até sua morte em 1876, aos 52 anos.

Publicou numerosos sermões e artigos sobre religião, entretanto é mais conhecido por cerca de 300 hinos dos quais foi o compositor.
Melita, a música com a qual cantamos o hino em português, no original é usada para o hino "Eternal God, Strong to Save" (Eterno Pai, forte para salvar), às vezes conhecida por "For those in peril on the sea" (Por aqueles em perigo no mar).

Menciona Robert McCutchan que John Dykes, quando criança, gostava tanto de órgão que pagava às suas irmãs um centavo por hora para que pedalassem enquanto ele tocava.

___________________________________


L i n k s



O hino é cantado no filme "Para todo o sempre" (A man called Peter), tendo o ator escocês, Michael Todd, interpretado magistramente o presbiteriano escocês, Rev. Peter Marshall, filme a que assisti na década de 50 o qual tenho em DVD.





Postagem sobre o assunto, inclusive partes de sermões do Rev. Marshall:


http://paulofranke.blogspot.com/2008/11/para-todo-o-sempre-man-called-peter.html


O hino:

http://www.youtube.com/watch?v=lsVWKKXS_PU

_____________________________________

Um comentário:

  1. Infelizmente alguns estudiosos do Protestantismo no Brasil disseram, e eu ouvi isto no Seminário em que estudei, de uma professora de música, paraminha tristeza, que o Salmos e Hinos estava morto. Tantas almas foram resgatadas do pecado através desses cânticos, e o que se colocou em seu lugar?
    Parabéns por seu trabalho. Deus o abençoe.
    Isaar Soares de Carvalho
    Pastor da IPI do Brasil
    Professor de Filosofia

    ResponderExcluir