segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Revendo: Eis n/estandarte/ A voz de W.Booth

Eis nosso estandarte / Onward Christian Soldiers
Framåt, Kristi stridsmän! - Espäin Herran kansa

A voz de William Booth...
Seu funeral ao som de "Eis nosso estandarte" (clique)

http://www.youtube.com/watch?v=RC1Pn4V2WDg



370 - Eis nosso estandarte tremulando à luz,/ Tendo por divisa: glória pela cruz!/ Para a santa guerra vos conduzirá:/ Sob o Rei divino, quem se alistará?

Eis nosso estandarte tremulando à luz!/Leva por divisa: Glória pela cruz!

Guerra contra as trevas! guerra contra o mal!/ Contra o vil pecado, guerra divinal!/ Guerra contra o mundo! nela quem entrar/ Há de, sem reserva, tudo abandonar.

Tudo soa duro? Receais a cruz?/ Vede o exemplo que vos deu Jesus!/ Ó irmãos, lembrai-vos: Quem aqui vencer,/ Cristo a coroa vai-lhe conceder.

Oh! dizei a Cristo: "Venho.me render;/ Só por ti vencido poderei vencer;/ Ao morrer conTigo, sempre viverei;/ Tua cruz eu tomo, meu bondoso Rei! 


_____________________________________







O Rev Sabine Baring-Gould (1834-1924) nasceu em Exeter, viveu nos anos de sua juventude na Alemanha e na França, e estudou no Clarence College, em Cambridge.

"Whit-Monday, a segunda-feira após o domingo de Pentecoste é um grande dia de festivais escolares em Yorkshire. Em um dia desses, foi planejado que nossa escola uniria forças com outras dos vilarejos vizinhos. Eu queria que as crianças cantassem enquanto marchavam de um vilarejo para outro, mas não conseguia encontrar algo apropriado; assim sentei-me à noite resolvido a escrever uma letra que se ajustasse à comemoração. 'Onward, Christian Soldiers' foi o resultado. Foi escrita com grande pressa e eu temia que houvesse problema com algumas rimas. Certamente nada me surpreendeu mais do que sua popularidade! Não me recordo de quando a publiquei, mas sei que muito cedo tornou-se popular entre diversas coleções. Eu havia escrito alguns outros hinos, mas somente dois ou três tornaram-se bem conhecidos, um deles o 'Onward Christian Soldiers!'"
(Internet)

A música foi escrita em 1871 por Sir Arthur Seymor Sullivan (1842-1900), um professor de música em Londres.

Nota - O famoso hino tem inspirado milhares de pessoas a servirem ao Senhor. Foi entoado no funeral do presidente americano, Dwight Eisenhower, em março de 1969.

A versão em português é atribuiída a Henry Maxwell Wright, que compilou os hinos do primeiro hinário brasileiro, o "Salmos e Hinos".

O Exército de Salvação no mundo inteiro utiliza bastante o hino, que se ajusta perfeitamente à sua mensagem, inspirando seus membros a lutar por Cristo, erguendo o Seu estandarte.

______________________________________

O hino entoado por um coral de meninos anglicanos:

http://www.youtube.com/watch?v=YJgt2ktRJME

... tocado por uma banda salvacionista inglesa:

http://www.youtube.com/watch?v=sNybISeZdg0

... e entoado por uma congregação:

http://www.youtube.com/watch?v=_RQ5DbcqeJU

Nenhum comentário:

Postar um comentário