domingo, 5 de agosto de 2012

Édison e Telma, escolhidos a dedo pelo Dedo de Deus!


Serra dos Órgãos, no belíssimo estado do Rio de Janeiro...Com o convite de um amigo, que tem um lindo acampamento na cidade de Guapimirim, visitei-o e a seus familiares, bem como a região onde vivem, isso no meio do ano de 2011 (veja link abaixo).
.
Serra dos Órgãos... meu saudoso pai, Darcy Franke, que foi cinegrafista em uma fase de sua vida, caminhou com um tio seu, Mario Franke, que vivia no Rio, por longo trecho da Serra e filmou cada etapa da caminhada (ver próxima postagem do meu blog1, sobre o Dia dos Pais (link abaixo))
.
Serra dos Órgãos... na visão dos primeiros portugueses que passaram pela região, os diferentes picos e suas alturas lembravam tubos de órgãos encontrados nas igrejas da Europa, daí o significado do nome.

___________________________


Enquanto fazia uma breve visita ao amigo, irmão do saudoso Sidney de Barros Campos - homem que Deus usou para trazer-me para o Exército de Salvação em 1962 - certa noite visitaram-lhe seus amigos que vivem também em Guapimirim. Foi a minha vez de rever o casal Édison e Telma Coelho, que tanto eu admirava, casal que forma um dueto ungido por Deus que tem abençoado milhares de vidas.


A fim de fazer uma homenagem ao casal neste meu blog2, "encomendei" de sua filha, amiga no Facebook, fotos e o histórico da vida dos servos de Deus cantores, que transcrevo a seguir:

"A história de Édison e Telma teve o seu início no ano de 1965, quando Édison Fernandes Coelho foi convidado a participar de um culto na 1ª Igreja Batista em Jardim Colégio - Rio de Janeiro. Naquele mesmo dia, Telma Coelho estreava no coral em que seu pai Tito Carvalho era o regente. E enquanto o coral cantava o hino de 328 do Cantor Cristão, "Sossegai", Édison se converteu.

E naquela igreja um quarteto foi formado por Édison e seus irmãos, Wilson, Gevany e Elizabeth; Telma eventualmente substituía um deles quando era necessário. Com o passar do tempo, o quarteto se tornou dueto, pois os irmãos de Édison foram saindo aos poucos por motivos particulares e profissionais. E assim nasceu o dueto Édison e Telma.

E começaram a visitar outras igrejas e estados brasdileiros cantando os hinos de Jair e Hosana, Otoniel e Oziel, e outros.
Mas nesta época não namoravam ainda, o que só aconteceu alguns anos depois.
Em 1971, gravaram os dois primeiros Lps, "Amor e Paz" e "Estrela de Davi".


Durante muito tempo viajaram por todo o Brasil fazendo parte da Caravana de Josias Menezes, que foi padrinho de casamento deles, e que na época fazia o programa de rádio "Peça o seu Hino Preferido" na rádio Copacabana (na foto acima, o casal no programa que foi realizado no Maracanãzinho).
Muitos cantores, como Shirley Carvalhais, J. Neto, Joel e Jonas, Marcos Antônio, Mara Dalila, Ozéias de Paula, Magno Malta (hoje senador), Josely Scarabelli, Álvaro Tito, e tantos outros já gravaram os hinos de Édson, mas  o primeiro, foi Vitorino Silva.

Um amigo em comum chamado Itamar Alves Pacheco forneceu a Édison o endereço de Vitorino, que o recebeu muito bem. E assim, Vitorino, em 1970, gravou o Lp "Chamado Deus é a Natureza", contendo o hino de mesmo título de Édison e mais três de sua autoria que são o "Jubila, irmão!" e "Senhor, não me deixes!" 

Recentemente, Andréa Fontes regravou o hino "Deus Vivo" em seu último CD que foi lançado pela Mk Publicità. São aproximadamente 3000 músicas gravadas.

E foram muitas músicas que consagraram o ministério de Édison e Telma, porém o hino "Deus Vivo" merece destaque, pois a inspiração veio após um acontecimento na Assembléia de Deus em Criciúma-SC. O pastor na época era José Vieira, e o pregador na noite era Paulo Cézar Lima, o qual estava rouco e disse a Édison que não sabia como iria pregar, acrescentando: 'Vai e prega o tempo que você conseguir, e vamos ver o que Deus faz'. 

E ele pregou por 30 minutos e perdeu a voz completamente, e quando se virou para entregar o microfone, uma mulher tomada pelo Espírito Santo ficou em pé e disse: 'Eis que estou no meio de vós, ouví os meus passos!' E todos que estavam dentro do templo, na cantina, estacionamento, todos ouviram. E os passos vinham da porta em direção ao altar, e por onde passavam pessoas eram batizadas com o Espírito Santo, eram arrebatadas, inclusive as crianças que ali estavam. E foi assim que nasceu a inspiração deste hino, cujas palavras são: 

Há um mistério na igreja
Há um silêncio de oração
Há um milagre acontecendo
No meio da congregação
Eu sinto um Anjo passeando
Com sua espada de poder
É o mensageiro do Senhor
Que veio pra nos proteger

Deus vivo, oh! Deus vivo
Quem é salvo sente Teu amor presente
Pois estás aqui
Deus vivo, oh! Deus vivo
Torna tudo novo e abençoa o povo
Que confia em Ti.

Há um alegria em nossas vidas
Há um temor no coração
As nossas mãos estão unidas
E Deus visita cada irmão
Dos nossos olhos descem lágrimas
Porque sentimos operar
O nossso Deus está aqui
Seu santo nome é Jeová

Lp Deus vivo


Ao longo da carreira de Édison e Telma houve também a formação de um conjunto chamado 'Solene Som', que tinha a participação de vários amigos como Wagner e Wanderley de Barros Campos, Débora Carvalho - irmã de Telma - e do saudoso Edivaldo Novaes, o qual mais tarde seria o fundador do conjunto 'Altos Louvores'.

Hoje em dia Édison e Telma moram em Guapimirim-RJ e continuam com seu ministério de louvor a Deus; possuem 3 filhos e 7 netos, e já estão se preparando para gravar mais um CD.

Que Deus seja louvado pela preciosa vida de meus queridos pais!"

O último Cd lançado pela Mk Publicità foi o "Sempre", com os hinos:

1. Saudade dos irmãos
2. De mãos dadas com Jesus
3. Deus da minha salvação
4. Sim é Jesus
5. Quanto tempo faz
6. Deixa Jesus te abraçar
7. Poder maior
8. Lâmpada acesa
9. Quem é Jesus
10. Eu sou do meu amado
11. Ninguém vai tirar Jesus de mim
12. Campo missionário
13. Pastor do interior
14. Toda honra, toda glória










Na foto, Édison com Christian Coelho e seu colega e amigo, o conhecido Sergio Lopes, autor de belos hinos, inclusive sobre Israel.
________

Na foto, estou com a família do saudoso Sidney de Barros Campos, na casa de seu irmão em Guapimirim-RJ. A querida irmã Maria de Barros Campos, mãe de Wagner, Wanderley e dos saudosos Sidney e Dulcinéia, faz parte do grupo, que inclui também Édison e Telma.


Noite fria ao pé da Serra dos Órgãos... mas nosso coração foi aquecido ao ouvir Édison e Telma em um longo medley de seus duetos. Foi a segunda vez em que me encontrei com o casal, que na década de 80 participou da Reunião Unida no Corpo Central do Exército de Salvação, na Liberdade, em São Paulo, ocasião quando comprei um de seus LPs que ficou "gasto de tanto escutar". Cantaram também na reunião em memória de Sidney de Barros Campos, no mesmo Corpo Central, em 1978, pois eram, com sua esposa Doreen, muito amigos. Doreen vive na Austrália e é minha amiga no Facebook, assim como o casal que considero escolhido a dedo, o Dedo de Deus, para o seu louvor!
_______________

Links

Férias 2011 no Brasil... nas montanhas:

http://paulofranke.blogspot.fi/2011/08/2-ferias-no-brasil-montanhas.html

_____________

Hino "O Calendário do Crente"


e muitos outros de Édison e Telma poderão ser encontrados no youTube.

____________

Procure, à direita ao acessar este blog, a história dramática por trás do hino "Sossegai", que influenciou Édison na sua conversão.

____________

Um admirador que possui todas as gravacões de Édison e Telma:

http://edisonetelma.files.wordpress.com/2012/06/eu-e-minha-coleo.jpg

______________

Meu blog1, no qual oportunamente publicarei também esta postagem:

www.paulofranke.blogspot.com

____________

8 comentários:

  1. Nem tenho palavras... Só agradecer pelo carinho! Ficou lindo...obrigada!

    Cristina Coelho

    Gracas a você, Cristina!
    oBRigado!
    Pf

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo, Amo ler suas postagens, tanto neste blog, como no outro...nem tenho palavras para expressar como sou feliz pela sua amizade! Que ela renda bons frutos! Só tenho que agradecer a Deus! Muito obrigada e que Deus continue lhe abençoando!

      Excluir
  2. O Edson e Telma têm sido uma grande bêncão em minha vida. Sinto muitas, mas muitas saudades dos tempos que eles vinham a São Paulo. Passávamos um tempão cantando todos juntos, meu pai, meus tios e eles. Muitas vezes quando estou dirigindo me vejo louvando a Deus com as cancões deles.

    Não havia um dia em minha casa, quando morava no Brasil, que a minha vó nao colocava um disco deles para ouvirmos. Eu ainda tenho aqui em casa o livro de cancões deles.

    Que o Senhor continue abencoando ainda mais este casall lindo!
    Um grande abraco
    Neinha (Austrália)

    ResponderExcluir
  3. Se me permite irmão, gostaria de informar que o álbum "Sempre" não foi lançado pela MK Music, mas sim, pela Top Gospel, em 2001 (tenho este cd em casa). A set list correta deste cd é a seguinte:

    1 – Eu sei que a Vitória vem
    2 – Com Jesus no Coração
    3 – Só Jesus tem tanto amor assim
    4 – Jesus Nasceu
    5 – Chega ! pelo amor de Deus
    6 – Eu sou Criança
    7 – O Retrato de Jesus
    8 – Houve um tempo
    9 – Boca no pó
    10 – Eu Sou
    11 – Eu me Lembro, Eu me Lembro
    12 – Sheknah

    A set list que você publicou acima pertence ao cd "25 Anos" (esse sim, foi lançado pela MK, em 1995).

    Fique na Paz de Cristo!

    ResponderExcluir
  4. Palavras publicadas no youtube
    Olá há poucos minutos estava dormindo e tive um sonho. Nesse sonho eu estava correndo estava com vestes comuns, mas descalço. Passei em uma decida por duas adolescentes, cheguei diante de uma pista quando atravessei sentir que ia ser atropelado. Exatamente no meio da pista eu parei pós tinha muitos carros e pensei em retornar, mas alguma coisa me disse para ficar ali quando percebe passou um carro em alta velocidade perto de mim logo atrás; olhei para frente e vi que o sinal avia fechado.
    Atravessei a pista junto com as adolescentes. Uma virou à esquerda e a outra seguiu em frente ele cantava essa musica segundo enfrente junto comigo estava com vestes composta seguíamos em frente no fim da musica eu disse para ela essa musica é bem antiga deve ser da década de 70 pós ouvia quando era criança talvez seja até da década de 60 daí acordei.
    Mas o importante é que tava seguindo em frente. Por isso quando acordei fiz uma busca na net para achar aquela musica que eu tinha acabado de ouvir no sonho e aqui estou achei! e tive a oportunidade de ouvir essa musica pela primeira vez realmente é linda! Gostaria de saber quem é o autor ou autora e a data dessa musica pós tenho prova que ela foi reconhecida por Deus que me deu esse sonho contado hoje dia 23/3/2013 às 17h59min quando acordei. A MUSICA QUE OUVIR NO SONHO FOI DEUS VIVO.

    ResponderExcluir
  5. Irmão, estou tentando responder ao seu comentário - obrigado por ele! - no sentido do nome do autor e a data em que foi publicada. aBRaco.

    ResponderExcluir
  6. Paulo e Flávio, o hino Deus Vivo é de autoria do meu pai Édison Coelho e é do ano de 1979. A história deste hino é MARAVILHOSA e foi publicada no link que estou enviando, incluindo trechos do culto que serviu de inspiração para a sua composição, momento em que os passos de Jesus foi ouvido por todos que ali estavam. Ele foi regravado recentemente pela cantora Andréa Fontes da gravadora MK.
    Espero ter ajudado.

    http://www.youtube.com/watch?v=GfLJS33fGc4

    ResponderExcluir