Joy Webb é uma major do The Salvation Army na Inglaterra. Atualmente aposentada, mas ainda compondo músicas e escrevendo letras, seu talento tem sido através das décadas um dom de Deus para a bênção de milhares de pessoas!
A surpresa
*
Lembras da cena do estábulo velho, dos bichos já quase a dormir? Ouve-se um choro infantil, de repente... Oh! Que surpresa ver na manjedoura a dormir, um menino sob as estrelas do céu.
*
E por um momento, agora aqui, deves permitir que, outra vez, venha a surpresa te dominar e a velha cena voltar.
Lembras da noite tão silenciosa, mistérios por acontecer? Ouve-se o canto dos anjos, de pronto... Oh! Que surpresa ouvir: lá no silêncio a canção nos dizia da paz que estava por vir.
*
E por um momento, agora aqui, deves permitir que, outra vez, venha a surpresa te dominar e a velha paz te envolver.
*
Lembras que em teu coração já ouviste a história que tanto contou, e recebeste a sua mensagem? Oh! Que surpresa ter esta alegria inimaginável, que te preenche o viver.
*
E por um momento, agora aqui, deves permitir que, outra vez, venha a surpresa te dominar e a velha história voltar, e a velha história voltar.**
*
Tradução de Lucio de Moura Netto
*
And here, for a moment, again today ,in the midst of all you must do, let the surprise catch your heart once more, making the old story new.
*
Think of a silence that's quite unsuspecting of what the next moment would bring... Suddenly broken by angels singing, what a surprising thing! There in the silence a song was saying: the Child our true peace would bring.
And here, for a moment, again today, in the midst of all you must do, let the surprise catch your heart once more, making the old story new.
Think of a heart that has heard the same story so often repeated before suddenly catching a glimpse of its meaning. What a surprising thing! Joy that could not until now be imagined, no one could ask for more!
And here, for a moment, again today, in the midst of all you must do, let the surprise catch your heart once more, making the old story new.
O grande feito de Joy Webb foi ter a iniciativa corajosa de reunir alguns jovens oficiais, no início dos anos 60, e com eles formar o grupo "Joy Strings", um dos precursores da música ritimada evangélica. Suas músicas - apresentadas ao ar livre como na foto diante da Catedral de São Paulo - foram tornando-se populares mesmo no meio secular, a ponto de terem constado da galeria de sucessos musicais das rádios inglesas diversas vezes.
Conheci Joy Webb quando fui pela primeira vez à Inglaterra. Caminhando em direção ao ICO, onde eu fazia um curso para oficiais, de repente a vi carregando sua pesada guitarra na subida de Sydenham Hill e ofereci-me para carregar o instrumento até o local onde iria se apresentar, exatamente no ICO, para nós, 25 oficiais de diversos países. Enquanto isso confessei-me ser seu fã e do grupo que iniciara na década anterior. Foi uma noite inesquecível de louvor onde também conversei com o baterista dos Joy Strings, um engenheiro que me fez muitas perguntas sobre nossa capital Brasília e seu arrojado estilo arquitetônico, o que ele sonhava conhecer.
Os Joy Strings foram imitados no mundo inteiro, e aqui vemos a foto do momento quando a "versão brasileira" do grupo se apresentava no dia da minha formatura como oficial do Exército de Salvação, em janeiro de 1966. A foto é de papel-jornal, mas mesmo assim vejo-me - o novo tenente com a cordinha branca descendo do ombro - ouvindo atentamente ao grupo formado pelo oficial australiano, Fred Shaw, Marcos Ananias no contra-baixo, Claudete, Adelaide, Dora e, tocando guitarras, Albert e Rui.
***************
Link
"Candles of the Lord", outra belíssima canção de Joy Webb, apropriada para a época natalina, que tive o privilégio de traduzir para o português (ver legendas) a pedido da regente do coral nacional salvacionista:
Abaixo, "Pequena vila de Belém", pelos Joy Strings, incluindo fotos do inicio do grupo:
http://www.youtube.com/watch?v=9pkzhQ5Gv3A
"All Alone", com o grupo completo:
http://www.youtube.com/watch?v=O5gNTiO4uVk
Quer saber mais a respeito dos "Joy Strings" (Cordas da Alegria)?
**************
Nota:
Nas próximas postagens voltarei a enfocar histórias de conhecidos hinos do meio evangélico.
****************
Nenhum comentário:
Postar um comentário