terça-feira, 2 de novembro de 2010

Se paz a mais doce... Sou feliz com Jesus.

It is well with my soul = Tudo bem com a minha alma

346 - Se paz a mais doce me deres gozar,/ Se dor a mais forte sofrer,/ Oh! seja o que for, tu me fazes saber/ Que feliz com Jesus sempre sou!

Sou feliz com Jesus, sou feliz com Jesus, meu Senhor!

Embora me assalte o cruel Satanás/ E ataque com mil tentações,/ Oh! certo eu estou, apesar de aflições,/ Que feliz eu serei com Jesus!

Meu triste pecado, por meu Salvador,/ Foi pago de um modo cabal;/ Valeu-me o Senhor, oh! mercê sem igual!/ Sou feliz! Graças dou a Jesus!

A vinda eu anseio do meu Salvador,/Virá conduzir-me ao Lar:/ O céu, onde vou para sempre morar/ Com remidos na luz do Senhor!

___________________________


Depois do grande incêndio em Chicago, em 1871, Horatio Spafford (1828-1888), um advogado daquela cidade, decidiu que seria benéfico para sua família fazer uma viagem marítima à Europa. Seu plano era unir-se mais tarde à sua mulher e às suas quatro filhas.

O navio em que sua querida família embarcou era o Ville du Havre que, infelizmente, não foi além do meio do Atlântico.

No meio da noite, chocou-se com outro navio e partiu-se em dois. Na confusão do desastre, a Sra. Spafford viu suas quatro filhas serem engolidas pelas águas do mar. Um pedaço do mastro do navio atingiu-lhe a cabeça e uma onda depositou seu corpo inconsciente em um pedaço de madeira. Itálico

Mais tarde, recobrando a consciência, com outros sobreviventes atingiu o País de Gales. E de lá, por telégrafo, mandou duas palavras somente para o seu marido: "Salva sozinha"...

Embarcando no primeiro navio, Horatio apressou-se a ter com sua mulher. Quando o navio em que embarcara aproximou-se do exato lugar onde o Ville du Havre afundara, Deus deu-lhe a inspiração e a coragem para escrever este hino, cuja tradução literal abaixo transmite-nos o verdadeiro sentimento daquele pai, homem de fé, diante de seu infortúnio. ("Songs in the night")

Quando a paz, como um rio, atravessa o meu caminho/ Quando tristezas como as ondas do mar me inundam/ Seja o que for a minha porção, Tu me ensinas que tudo está bem com a minha alma.

Tudo está bem, tudo está bem com minha alma.

Ainda que Satanás me ataque, se provações me vêm/ Que eu deixe esta segurança controlar-me:/ Cristo já considerou a minha triste situação,/ E derramou o Seu próprio sangue pela minha alma.

Para mim, portanto, viver é Cristo daqui pra frente./ Se o Jordão acima de mim rolar,/ Nenhuma dor intensa provarei,/ Pois na morte e na vida Tu hás de sussurrar paz para a minha alma.

Senhor, é por Tua vinda que nós esperamos/ O céu, e não o túmulo, é o nosso alvo./ Ó trombeta do anjo, ó voz do Senhor,/ Esperança e descanso abençoados da minha alma!



















Anna, de origem norueguesa, teve mais filhos depois do acidente, duas meninas e um menino que morreu ainda pequeno. As palavras de seu telegrama, "Salva sozinha", tem sido usada ilustrando a situação de pessoas que são as únicas crentes na família, sendo os demais descrentes. Horatio nos últimos anos de sua vida trabalhou em assistência social, em nome de Jesus, entre muçulmanos e judeus, tendo sido enterrado em Jerusalém. (Google)
__________________________

Philip P. Bliss (1838-1876), o compositor da belíssima melodia do hino, era um pregador batista, cantor e prolífico escritor de hinos espirituais. Tão impressionado ficou com a experiência de Spafford, que se apressou a compor uma música para o hino. Foi publicado no Sankey-Bliss Hymnals, Gospel Hymns n. 2. Pouco depois de compor a música de It is well with my soul, o próprio Bliss morreu em um acidente de trem, com 38 anos.

Outros hinos do mesmo compositor:

- Dá tempo à tua alma, não deixes de orar
- Todo o que ouve as novas queira proclamar
- Oh! repete mais uma vez tão belas novas de amor
- Nas tormentas desta vida perto está a perdição
- Firme e corajoso como Daniel

___________________________________________

Link

O hino cantado, com fotos e relatos:

http://www.youtube.com/watch?v=T8_EfDqF7YI

2 comentários:

  1. Alguém com o dom de redação e facilidade no inglês, como você, Paulo, deveria se propor a escrever um livro contando a história de todos os hinos do Cancioneiro Salvacionista,
    Salmos e Hinos, Cantor Cristão etc, pois eles, apesar de sua melodia simples, são os que abençoam e sentimos que os autores por sua consagração foram inspirados pelo o Espírito Santo.
    Conforme o Livro Apocalípse de João, a história da Igreja está dividida em sete fases: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia. Ora, esses hinos foram compostos nos anos que se enquadram ao período de Filadélfia.
    Hoje vivemos o período de Laodicéia em que Jesus está do lado de fora batendo à porta dos corações. Corações frios, desamor, amizade com o mundo, imoralidade, amor ao dinheiro e tudo o que se faz mesmo para Deus é sem uma dependência total dEle.
    Digo isto porque esse louvor moderno com letras maravilhosas, melodias belas com contracanto bem sofisticado, com todo o floreio que é próprio das músicas difíceis, não nos abençoa, agrada a carne e não ao espírito.

    É importante escrever um livro sobre o assunto, para que haja discernimento dos cristãos, pois satanistas têm se infiltrado nas igrejas,
    conforme palavras do namorado de uma moça evangélica, divertindo-se com o ministério de louvor. Conforme seu relato chegava a ver demonios ao lado do dirigente.

    Anônimo

    ResponderExcluir
  2. Não sei quem fêz esse muito bom comentário. A sugestão é muito boa, concordo que o Paulo é pessoa indicada para esse feito. Quanto a divertir-se com o ministério do louvor, tenho a mesma opinião. Parabéns ao anônimo e a você amigo Paulo que nos encanta com esses hinos que realmente nos leva a sentir de fato nosso espírito mais perto do Espírito Maior!

    ResponderExcluir