sábado, 16 de outubro de 2010

Quando enfim do céu descendo/Quando se fizer chamada

Um hino tradicional que entoado de forma ritmada fica mais bonito e atraente! Experimente cantá-lo dessa forma em sua igreja!




Na década de 60, um grupo de jovens oficiais do Exército de Salvação (The Salvation Army) da Inglaterra, foi formado pela então Capitã Joy Webb, e começou a cantar músicas espirituais e hinos ritmados, com guitarras e bateria. Tal foi a sua aceitação, principalmente pela juventude das igrejas e mesmo pelo público em geral, que o grupo salvacionista Joy Strings (Cordas da Alegria) chegou a ficar nas paradas de sucesso do país.

Em 1973, conheci Joy quando ela, com seu pesado violão, dirigia-se ao Colégio Internacional de Oficiais, em Sydenham Hill, Londres. Quando a vi dirigindo-se ao mesmo lugar do que eu, apressei-me a carregar seu violão na longa subida, conversando sobre a aceitação que suas músicas estavam tendo no Brasil. E no concerto que com um novo grupo fez no Colégio naquela noite, após ouvir lindas músicas, conversei também com o baterista do Joy Strings, um arquiteto interessado em que eu falasse sobre a arquitetura de Oscar Niemeyer em Brasília, nossa "nova capital", falando-me de seu sonho de conhecer nosso Distrito Federal. Como em 1971 e parte de 1972 eu havia trabalhado em Brasília, pude falar sobre o assunto. Conto isso porque o hino, cuja história leremos hoje, foi um dos sucessos ritmados do grupo, When the roll is called up yonder, que por muitos anos guardei em disco compacto 45rpm.

Quando comecei o International Open Gospel Choir no ano 2000, logo ao chegarmos à Finlândia, por muitas edições do coral o When the roll is called yonder foi cantado e aplaudido, por sua mensagem vibrante e pelo ritmo moderno com o qual o cantávamos animadamente.

___________________________________

När den evigt klara morgon/ Kohta valkenee jo Herran päivä

82 - Quando, enfim, do céu descendo,/ Para os Seus Jesus voltar/ E o clarim de Deus a todos proclamar/ Que chegou o grande dia/ Da vitória do meu Rei,/ Lá, por Sua imensa graça, estarei!

- Quando, enfim, chegar o dia/ Da vitória do meu Rei,/ Quando, enfim, chegar o dia,/ Pela graça de Jesus lá estarei!

Nesse dia, quando os mortos/ Hão de a voz de Cristo ouvir/ E dos seus sepulcros hã,o de ressurgir,/ Os remidos, junto ao trono,/ Vão saudar o excelso Rei./ Lá, por Sua imensa graça, estarei!

Pelo mundo, rejeitado/ Foi Jesus, meu Salvador,/ Desprezaram, insultaram meu Senhor./ Mas faustoso vem o dia/ Do triunfo do meu Rei./ Lá, por Sua imensa graça, estarei!

Em mim mesmo nada tenho/ Em que possa confiar,/ Mas Jesus morreu a fim de me salvar;/ Tão somente nEle espero,/ Pois é meu glorioso Rei./ Aleluia, pela graça lá estarei!

Nota:

Este hino, originalmente do "Salmos e Hinos" (o primeiro hinário do Brasil), foi traduzido por Henry Maxwell Wright. Embora bonita a poesia, falha por omitir a idéia central do seu autor. "Quando se fizer chamada", conforme cantado pelo "Cantor Cristão", é mais fiel ao When the roll is called up yonder, cuja história passamos a ler adiante:Negrito

James Milton Black (1865-1938), um professor de escola dominical, certa vez encontrou Bessie, a filha de um alcoolista, sentada na escada quebrada de sua casa também quebrada, em Williamsport, Pennsilvânia. Olhando para a menina, perguntou-lhe: "Você gostaria de vir à nossa escola dominical?" Sua resposta relutante foi: "Sim, eu gostaria de ir, mas..." "Eu compreendo", respondeu Black.

No dia seguinte enviou-lhe um pacote de roupas, incluindo um vestido e sapatos novos. Bessie veio naquele domingo e frequentou a escola dominical por muitas semanas.

Black tinha por costume fazer a chamada dos seus alunos, os quais respondiam com um versículo bíblico, o que Bessie prontamente fazia como os demais alunos.

Certo domingo, entretanto, quando fez a chamada, a menina não respondeu. Pensando que ela não ouvira, chamou-a novamente. Novamente, nenhuma resposta. Soube, então, que Bessie ficara doente e que os médicos deram-lhe pouca esperança de sobreviver.

Voltando para casa, veio-lhe o pensamento de que talvez Bessie nunca voltaria à escola dominical. Como era pianista, e com muitos hinos publicados, lembrando-se da menina foi inspirado na sua ausência a uma outra chamada, à chamada celestial no além. Logo música e palavras jorraram de sua mente e o novo hino estava pronto em somente meia hora.

Dez dias depois, Bessie morreu de pneumonia. O hino de Black alcançou muitos corações com sua mensagem de que devemos estar prontos a dizer "Presente!" - Lá estarei! I'll be there! - quando o nosso nome for pronunciado ao ser aberto o rol dos salvos no além.

Fonte: "Songs of Faith" (Henry Gariepy)

_______________________________


O hino, cantado de forma vibrante por um coral americano:

http://www.youtube.com/watch?v=7juqA94p3MM

Um comentário:

  1. Lindissima e inspiradora composição. Li tb que Carlos Wesley (irmão de Jonh Wesley)gostava muito de cantar esse hino. será verdade?

    ResponderExcluir