Em janeiro de 1966, tornei-me oficial (pastor) do Exército de Salvação e recebi como primeira nomeação dirigir o Corpo de Joinville-SC, situado naquele tempo na chamada zona alemã da cidade. Meu sobrenome alemão contribuiu para que o líder nacional naquele tempo, Coronel Bruno Behrendt - um alemão que fora missionário desde jovem no Brasil - para lá me nomeasse, um trabalho que ele mesmo fundara na década de 30.
Eu era o tenente oficial dirigente do Corpo (igreja), na foto pequena, que ficava na rua Jaraguá, e o capitão Henrique Köhler era o diretor do Lar de Meninos, que ficava ao lado, na esquina com a rua Dr. João Colin (ver nota abaixo).
Recordo-me de cada "frau" da Liga do Lar (Heimbund), pois era uma das minhas atividades assistir as suas reuniões em idioma alemão a cada semana, dirigidas pela fiel Helene Kurzawe. E com meu violão acompanhava os seus hinos, cantados com hinários antigos vindos da Alemanha e, para "facilitar", em alemão gótico!! E tudo isso sem falar o idioma. Ainda me recordo do hino que mais gostava de cantar naquelas reuniões, que falava de neve quando eu nunca vira neve e nem sonhava que se tornaria parte de minha vida futura na Finlândia. Somente muitos anos mais tarde aprendi o hino em português.
.
Hino 273
Tradução para o português:
Carl S. Eliasen
.
ELIZA E. HEWITT (1851-1920), autora deste lindo hino, foi uma presbiteriana muito preparada para a sua época. Professora graduada, um dia um estudante problemático golpeou-a com uma pedra causando-lhe dano à coluna vertebral. Devido à lesão, esteve um tempo acamada e teve problemas nas costas para o resto da vida.
Para manter-se ocupada, estudou literatura inglesa e começou a escrever poesias. Algumas delas chegaram às mãos de John R. Sweney, que nelas colocou melodias. Tanto ele quanto William J. Kirkpatrick publicaram os primeiros hinos desta talentosa mulher, sendo que o último compôs a música para este hino que a tantas pessoas sequiosas de vida espiritual profunda tem abençoado e ajudado.
Fonte: Tesouros olvidados / Buenas Notícias!
.
Vinde agora e vamos raciocinar juntos, diz o Senhor. Ainda que vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmim se tornarão como a lã.
(Isaías 1:18 - Bíblia traduzida em português das línguas hebraico e grego)
.
Outros hinos conhecidos de Elisa E. Hewitt:
.
253 - Mais de Cristo eu quero ver
327 - Jamais me deixar, jamais me deixar (coro)
339 - Em minh'alma hoje brilha o sol
When we all get to Heaven/ När vi samlas i himlen
.
___________________________________
.
Nota: Henrique Köhler faleceu no primeiro semestre de 2010,
na cidade de Joinville, chamada naquele tempo de "a cidade das bicicletas".
Vendo-me na foto com ele, segurando a minha bicicleta, ocorre-me que
comecei meu ministério pedalando e concluo-o - se Deus permitir em um ano - da mesma forma, pedalando, pelo menos enquanto a neve não vem,
cobrindo todos os caminhos de branco.
____________________________________
caraca q benção, este corpo foi o primeiro corpo ao qual eu fiz camapnha de cadetes...
ResponderExcluiros novos divisionais portugueses Alberto e Maria José Serem falam bem de Vc.
abraços a Tua Preciosa e Especoial Familia e em Vc é claro... amamos Vcs