quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Deixou Sua glória, proclamai.../ "O SOLE MIO!"


Alguns de nós temos vivo na memória o Brigadeiro Paulo Tavares Bastos cantando vibrantemente estas palavras, de sua autoria, com a famosa música "O Sole Mio".

Relembrando sua história:


Letra: Paulo Tavares Bastos Gama

Segundo relato de seu filho, Daniel Tavares Bastos Gama:

Meu pai formou-se em algo parecido com o que seria hoje "Técnico em Direito". Fez também curso técnico de Agropecuária e Agrimensura, e depois algo ligado a Justiça/Administração. Foi trabalhar na Companhia Estrada de Ferro Sorocabana como Escrivão. Na época um cargo importante, não somente por ele ter-nos contado, mas pelo fato de que ao deixar a Cia. Sorocabana ganhou uma passagem permanente na primeira classe e viajava "de graça" desde os anos 30 até os idos de 70, quando a Cia Sorocabana foi estatizada e caiu na degradação e apodreceu... ou melhor,
"a traça e a ferrugem a consumiram".

Como escrivão, tinha um bom salário na época e, como violonista, fazia serenatas nas janelas das meninas paqueradas. O grande violonista Dilermando Reis foi companheiro dele nestas serestas.

Chegou ao ponto de gastar mais do que ganhava, ficou frustrado com a vida e começou a procurar o sentido de sua existência. Foi nessa época que outro amigo, Rubens Duffles de Andrade, levou-o a assistir um culto na Igreja Presbiteriana. À noite, sozinho, clamou por Jesus que conhecera no culto e converteu-se. Em conversa com Rubens e revelando sua vocação por algo mais, ele levou meu pai a uma reunião do Exército de Salvação no Brás, na capital paulista. Entusiasmou-se demais e disse para seu amigo, irmão e discipulador presbiteriano: "É aqui o meu lugar!"

Ouça o belo hino "Tua alma está ferida, magoado o coracão?"na voz inconfundível de Paulo Tavares Bastos Gama:


_________________________

HISTORIA DE "O SOLE MIO"

104 anos depois, reconhecem autor de "O Sole Mio"


Pérola do cancioneiro italiano, era atribuída a Di Capua, mas, conforme entendeu a Justiça do país, o compositor baseou-se em partitura de Alfredo Mazzucchi

Sole Mio, uma das música italianas mais conhecidas e cantadas no mundo, tem agora um novo autor. Um tribunal de Turim reconheceu que o maestro Alfredo Mazzuchi (1878-1972) compôs a música junto a Eduardo Di Capua. A letra de O Sole Mio foi escrita em 1898 pelo poeta Giovanni Capurro. A decisão judicial sobre a autoria da música já havia saído em março, mas como ninguém a contestou, agora é definitiva.  (Estadão)


Escute Caruso cantando a famosa canção:

http://letras.mus.br/enrico-caruso/o-sole-mio/

E uma interessante história que publiquei quando editor de nosso jornal  (clique sobre o texto para ampliá-lo)


Um comentário:

  1. Sempre bastante interessante as suas postagens! Aprendo sempre alguma coisa nova, relevante para mim que estou no meio musical, acrescentar cultura é sempre bom!
    Bom também ter ouvido novamente o padrinho Paulo Bastos! Foi um grande homem de Deus!

    ResponderExcluir