quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

"Foi bem assim!"/" That's how it was!" Musical "Espírito"

Voltando de viagem a Tel Aviv, que incluiu visita à bíblica Jope, um acontecimento ligado à Casa de Simão, o Curtidor, onde Pedro se hospedou, relembrou-me do musical ESPÍRITO e de uma música que eu, no papel do apóstolo, tive que cantar...

E aqui mostro uma das fotos do musical "Espírito", de Gowans-Larsson, apresentado no mundo salvacionista e também - por dois elencos, em duas diferentes ocasiões - no Exército de Salvação do Brasil. A apresentação da foto foi no Teatro de Cultura Artística, na Consolação, em São Paulo.

No papel de Pedro, certa vez comentei com o diretor musical da apresentação, Major Christopher Parker, que eu não gostava da música que tinha que cantar, sobre a visão de Pedro dos animais de todo o tipo que desciam em um lençol. Nunca me esqueci do que o major respondeu-me e, daquele dia da década de 80 em diante, a visão de Pedro tornou-se para mim de uma relevância única não só pela correta  interpretação do texto bíblico, como também no fundo do meu coração, entendendo que também eu sou o que sou por causa daquela visão. Disse-me ele: "Se Pedro não tivesse tido aquela visão e não tivesse atendido ao convite de Cornélio e ido a Cesaréia para ministrar aos gentios (pessoas não judias) reunidos, nos quais desceu o Espírito Santo, é bem possível que o cristianismo tivesse se tornado uma simples seita do judaísmo e jamais se propagado pelo mundo inteiro tornando-se a maior religião do mundo."

Leia o texto inteiro, que se inicia em Atos 10 e se estende até o capítulo 11.

Por cortesia de Nereida Severo, abaixo, a letra, traducão de Lucio Moura Netto, que cantei no musical:

Eu estava fatigado - (e o coral responde: Foi bem assim!)
Eu deitei na cama e adormeci - (Foi bem assim)
Eu sentia fome e sonhei com sorvete e muito chantily - (Foi bem assim (2x))
O céu se abriu ao meu olhar, de lá desceu grande lençol
E que banquete nele eu vi; de todo o tipo de manjar
De animais que andam no chão, de aves que voam no céu,
De peixes que povoam o mar e nada eu podia comer - Foi bem assim!


Logo a voz de Deus Se fez ouvir - (Foi bem assim!)
Pedro, sirva-se de tudo aqui - (Foi bem assim!)
Eu disse a Deus: "De modo algum comida imunda vou tocar" - (Foi bem assim (2x))
Respondi tal qual um fariseu - (Foi bem assim!)
Alimento imundo não vou comer - (Foi bem assim!)
O Senhor, então, me repreendeu: "o que fiz puro, puro está" - (Foi bem assim (2x))


O céu se abriu ao meu olhar, de lá desceu grande lençol
E que banquete nele eu vi; de todo o tipo de manjar
Três vezes a visão voltou, eu tudo vi  e ouvi a voz : 
O que Deus já purificou, não considere mais comum. - (Foi bem assim!)
Logo após que o sonho se desfez - (Foi bem assim!)
Homens me levaram à Cesaréia - (Foi bem assim!)
Eles tinham lá algo a fazer; ao me pedirem eu falei - (Foi bem assim (2x))


Fala:

"Lá estavam todos eles: romanos, árabes, gregos e espanhóis.
Eu nunca havia estado num amontoado de gente tão misturado assim em toda a minha vida.
Homens, mulheres e crianças abarrotados num quarto até o ponto de sufoco; e todos tinham
seus olhos fixos em mim. Eu posso dizer que estava temeroso; mas eu me lembrei daquele sonho
e sabia que tudo ia dar certo. Graças a Deus por aquela 

visão!"

(E continua o canto)
Aquele sonho então voltou. Dos estrangeiros eu gostei; estive errado, agora eu sei, 
pois Deus ninguém vai excluir
O sonho então me revelou: o mundo e todas as nações pertencem ao mesmo Senhor
O que fez puro, puro está - Foi bem assim


Então eu falei à multidão - Foi bem assim
Lhes vieram muitas lágrimas - Foi bem assim
Quem ousará me condenar; o Espírito Santo lhes chegou!
Quem ousará me condenar; o Espírito Santo lhes chegou!
Foi bem assim! - Foi bem assim! - (Coral: VIVA!!)
 
NOTA: A música em português e mesmo no original inglês não está disponível no youTube, mas, sim, um medley do Musical Espírito pela banda do Corpo de Covenytry, na Inglaterra:

http://www.youtube.com/watch?v=hEf2Dsx_bRs

~~~~~~~~~~~~~~~

Links para fotos do musical no elenco brasileiro no meu blog, em 3 partes (a parte 2 específica do citado musical "Espírito"):
Parte 1:
http://paulofranke.blogspot.fi/2009/02/links-musicais.html
Parte 2:
http://paulofranke.blogspot.fi/2009/02/musicais-que-deixaram-saudade-2.html

____________
Link da minha passagem por Jope, no blog, no início deste mês, fevereiro de 2013:

http://www.paulofranke.blogspot.fi/2013/02/4-tel-aviv-viva-e-tambem-yaffo-jaffa.html

_____________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário