terça-feira, 11 de dezembro de 2012

"Do oeste e do leste milhares virão"/ They shall come from the east...






Na semana passada, precisamente no dia 08 de dezembro de 2012, o mundo salvacionista recebeu a notícia da "promoção à glória"* do General** John Gowans, com 78 anos, ocorrida em Londres. 

O General foi um poeta. Em parceria com John Larsson, que o sucedeu no generalato do Exército de Salvação, escreveu letras de hinos que inspiram até hoje. Colega e amigo desde a sua mocidade, John Larsson foi quem compos as músicas para esses belíssimos hinos. São conhecidos no mundo salvacionista e em muitas igrejas principalmente pelos seus Musicais. 



Jovens majores, como os conheci em 1973.



















Não mais jovens, e muitas vezes trabalhando em países distantes um do outro, continuaram com a parceria de produzir musicais, que têm sido apresentados em muitos países. John Larsson visitou o Brasil na década de 80, quando trabalhava no Chile, e assistiu ao musical "Espírito", apresentado por elenco brasileiro. O musical "Gente de Jesus", da talentosa dupla, foi apresentado nos anos 70 em São Paulo e no Rio de Janeiro. Tive o privilégio de, em ambos, representar o discípulo Pedro, e a satisfação de saber que meu filho, em uma nova montagem do "Gente de Jesus", no início dos anos 2000, interpretou também Pedro.

Fotos, gentileza do livro "Saying Yes to Life".

__________________

- História do Hino -

Em sua autobiografia, "Saying Yes to Life" (Dizendo Sim à Vida), sem tradução para o português, John Larsson conta que a música deste hino veio-lhe à mente de uma forma única. Quando recebeu a letra de John Gowans, ainda que impressionado por sua beleza, sentou-se ao piano e começou a estudar o ritmo, a harmonia e a melodia, um tanto mecanicamente, para a letra à sua frente. De repente, sentiu que tudo se encaixava além de sua capacidade de fazê-lo, algo como Deus lhe dando a melodia pronta. De fato, conta que nunca precisou acrescentar uma nota sequer ou mesmo acorde, a música estava pronta como um presente do céu!

Tradução: 

Traduzi a primeira estrofe e as demais foram trabalho de minha amiga Vera Lucia Akemi Wakai Salles, a talentosa regente de dois corais salvacionistas em São Paulo, um deles a Brigada de Cantores do Corpo Central, no bairro da Liberdade (Estação São Joaquim do Metrô) e o outro a Brigada Nacional de Cantores, que se apresenta em eventos especiais.

O hino foi apresentado pela primeira vez em Londres, em 1978, culminando de forma magistral o musical "O Sangue do Cordeiro" (Blood of the Lamb).

 Escrevi no livro "Edificação Diária"*** uma meditação - no Dia do Teatro - inspirada no musical, que considero um dos mais belos e tocantes de Larsson-Gowans.     



   * Termo usado pelo ES quando da morte de um salvacionista.
  ** General é o chefe mundial da obra, com seu QGI em Londres.
*** "Edificação Diária", livro de meditações que escrevi nos anos 90.
         ( A partir do dia 1 de  janeiro de 2013, publicarei em 
um novo blog essas meditações diárias).

_____________________

L i n k s

(Copie os links e cole-os em sua barra de endereços)

Para o meu blog1, que noticiou a "promoção à glória" do General:

http://www.paulofranke.blogspot.fi/2012/12/promovido-gloria-general-john-gowans-do.html   

O hino em questão, tocado pela Canadian Staff Band em um recente acampamento de música daquele país:

http://www.youtube.com/watch?v=Q0SmitIFwKc

O hino tocado por uma banda da Nigéria

http://www.youtube.com/watch?v=8tgv-cQRrwQ

Todo o repertório do musical "O Sangue do Cordeiro" (Blood of the Lamb),
(reprodução proibida)

http://www.regalzonophone.com/EP's%20&%20LP's%20-%20SPS017%20-%20The%20Blood%20of%20the%20Lamb.htm

______________________________

2 comentários:

  1. De começo ao final acompanhei todos os cânticos e coros salvacionistas que colocou no seu Blog.
    Tive muitos momentos de nostalgia, e múltiplas bênçãos por conhecer e lembrar-me de praticamente todos os cânticos e coros publicados. PARABÉNS!
    Sei tambem que minha mãe, Sara Ann Hofer, traduziu alguns coros do inglês ao português, muitos infelizmente não recordo mais quais foram.
    Sem dúvidas, o que você publica é um meio de conseguir mais almas chegando a Cristo, Aleluia!

    E.Hofer
    Suíca

    ResponderExcluir
  2. Em 1978 já não estava mais com meus colegas. Sempre que menciona os Musicais, penso, que podería, humildemente ter dado minha contribuição. Como gostaría de ter participado!Ouvir novamente os hinos e coros que tem publicado, alimenta minha alma.
    Como as musicas estão diferentes hoje!
    Bom ter um Paulo Franke para não deixar que caiam no esquecimento. Parabéns!

    ResponderExcluir