segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Lembrando-me dos CORINHOS que cantávamos...



Tendo iniciado em 1922, este ano o Exército de Salvação no Brasil comemora seus 90 anos. E tendo eu ingressado neste Exército em 1962, posso dizer que nele estou há 45 anos (salvo 5 anos em que dei uma "escapada" para servir a Deus em outro lugar e logo voltei ao "primeiro amor" em termos de denominação).

São, naturalmente, muitas as experiências e lembranças, inclusive musicais, pois o Exército de Salvação e a música são quase sinônimos. 

Vamos, então, enfocar alguns antigos corinhos que constavam nas páginas finais dos nossos hinários, exceto na última edição do "cancioneiro". Eles eram devidamente classificados e numerados, por exemplo: Experiência, Guerra, Louvor, Oração, Salvação e Santidade. Cantados nas reuniões, elevavam o espírito, animavam os testemunhos, incentivavam à luta espiritual e convidavam o visitante a entregar a vida a Jesus. 

Um pequeno comentário e/ou uma lembrança abençoada ou mesmo pitoresca estão inseridos em determinados coros abaixo. Certamente outros camaradas - palavra usada mais no passado do que nos dias de hoje - poderiam acrescentar outros coros e outras histórias interessantes, paralelas às bênçãos que esses coros traziam. 

Vamos enfocar somente alguns - pois eram muitos! - e quem sabe não só reviver o passado, mas reavivar o nosso espírito no momento que se chama agora. E por que não?  Samuel L.Brengle dizia que carregava sempre um "banco de penitentes"* consigo e, quando dele precisasse, o utilizava onde quer que se encontrasse...
* lugar nos salões salvacionistas onde a pessoa vai orar buscando a salvação ou mesmo uma consagração de sua vida.


Abre o céu, Teu rosto resplandeça/ Sobre o Teu servo aqui em oração./ Com Tua graça e santidade desce./ De novo inflama, ó Deus, meu coração.

Ouvindo pela primeira vez duas jovens tenentes - Margarida Cotting e Maria Amélia Julia -  entoarem este corinho em dueto, Deus tocou fundo meu coração e naquela reunião do Dia de Juventude-1962 ofereci-me para Seu serviço como oficial do Exército de Salvação no Brasil.

A luz deste mundo é Cristo (bis)/ Ó pecador, vem já, Jesus te salvará! A luz deste mundo é Cristo!

Este corinho para mim é associado também aos momentos quando faltava luz elétrica nas reuniões do passado - inúmeras vezes! - e logo o dirigente conduzia a congregação a cantá-lo enquanto velas eram providenciadas. Por outro lado, luzes bem fracas também podem fazer-me lembrar do passado, quando fazíamos economia na iluminação.

Ó vem, Senhor Jesus,/ Abençoar Teu povo aqui./Ó vem, Senhor Jesus,/ A nossa fé está em Ti!

De autoria de Paulo Tavares Bastos, era um corinho muito cantado em reuniões de oração. A música? "Não há, ó gente, ou não luar como este do sertão!"

Abre as janelas celestes/ Campos tão secos vem hoje regar/ Cremos nas Tuas promessas/ Senhor, vem Teu povo avivar!

Bruno Behrendt escreveu este coro, fervorosamente cantado na busca de avivamento.

Quem mantém a vida em mim é o Espírito de Deus,/ Fogo abrasador, que vem do meu Senhor./ Quem mantém a vida em mim é o Espírito de Deus,/ Glórias ao grande Salvador!

Aprendi este coro no início da vida salvacionista, trazido pelo pioneiro da obra no Rio Grande do Sul, o dinamarquês Richard Christensen, quando visitou nosso estado gaúcho, onde ele, como pioneiro, implantou a obra salvacionista.

Tem fé em Deus, perto Ele está/ Embora forte o temporal,/ Virá o dia, sairá o sol;/ Tem fé em Deus, tem sempre fé!

Quem dos camaradas antigos não cantou este coro diante de alguma luta ou problema que o afligisse?

Só o poder de Deus pode mudar teu ser/ A prova que eu te dou é que mudou o meu!/ Não vês que sou feliz? Sirvo ao meu Senhor!/ Nova criatura sou, salvo sou!

 Típico das reuniões ao ar livre, quase o cantávamos  olhando no rosto dos ouvintes que em grande número vinham ouvir nossa mensagem.

Sei de um lugar de purificação,/ fonte do bem e eterna salvação;/ Cai todo o fardo, nasce em trevas luz/ Nessa fonte milagrosa do Calvário de Jesus.

Em um apelo no Corpo da Penha, em São Paulo, enquanto os cadetes cantávamos este lindo coro, uma mulher entrou com um fardo nas costas e dirigiu-se ao banco de penitentes. Do meu lugar, orei com fervor por ela - ainda bem que em voz baixa! - que, no momento exato do coro, deixou cair o seu fardo... Então vim saber, um tanto desconcertado, que se tratava de uma encenação feita pelos colegas cadetes que dirigiam a reunião e não me haviam avisado.

Com Cristo no barco tudo vai muito bem (3x) / Com Cristo no barco tudo vai muito bem, e passa o temporal!

Este corinho era cantado não só na escola dominical, mas também em reuniões de adultos, o que estranhei vindo de uma igreja onde hinos jamais eram acompanhados por  outro instrumento a não ser o órgão. Mas logo me uni aos salvacionistas batendo palmas ao cantá-lo ao som do violão de meu primeiro oficial dirigente, o saudoso Sidney de Barros Campos, com quem aprendi a tocar este instrumento.

Lutaremos por Cristo nossa vida inteira aqui/ Cantaremos que Cristo salva em toda a parte do Brasil./ Procuraremos as almas jazendo em perdição/ E levando-as ao Salvador paz e vida terão!

Quanto fervor nos inundava em cumprir a missão de espalhar o Evangelho pelo Brasil inteiro! O bumbo nestas horas era tocado com mais energia e vigor naquele salão pequeno do Corpo de Pelotas-RS! Não era de estranhar que alguns vizinhos do Corpo faziam longas visitas a seus familiares aos domingos!...

Pai Celeste! Ao Teu lado quero estar quando a aurora no horizonte despontar/ Raia o sol as sombras fogem... o Teu servo vem guiar.../Pai Celeste, ao Teu lado quero estar.

Este corinho, que unia a beleza do nascer e do por do sol, era sempre cantado com muita devoção e quem sabe para alguns até com lágrimas ao buscarem aproximação maior com o Senhor.

Que a beleza de Cristo se veja em mim,/ Toda a Sua admirável pureza e amor;/ Com Teu santo poder, vem, refina meu ser/ Para a Tua beleza eu ter, Senhor!

Cantado nos momentos de maior consagração, quem não se lembra deste corinho? Vim saber bem mais tarde pelo Frederick Shaw, missionário australiano, que originalmente tratava-se de uma música popular cuja letra era "Pula, pula, moça bonita!" Certamente era um corinho do antigo ES, que "convertia" músicas populares familiares ao povo em hinos de devoção.

As santas promessas bem firmes estão/ Qual rocha no mar desta vida/ E os que têm fé, em breve verão:/ Deus nunca as promessas olvida!

E quem de nós não cantou este corinho imaginando uma rocha no mar, enquanto suplicava pelo cumprimento das promessas do Senhor em nossas vidas?

Cantando louvarei ao meu Senhor Jesus,/ Cantando exaltarei o Seu poder e amor! (bis)

E quem pode afirmar que com tango argentino não se louvava a Deus?

Se o caminho duro for, sempre acharás,/ Força no Teu Salvador, graça, auxílio e paz; /Se renhida a luta for, sempre o lema é: Vitória é nossa pela fé!

Apesar do "renhida", que alguns cantavam "remida", quem não foi ajudado em alguma ocasião por este coro?

Põe sobre mim Tua mão! (bis) Sem ti, Senhor, nada posso;/ Põe sobre mim Tua mão!

Quem diz que orar pelo toque do Senhor é só coisa da atualidade? Quantos no passado  foram até o altar, até com choro, cantando este corinho?

Além do céu azul, foi Jesus preparar/ Um lar feliz a quem a vitória alcançar;/ Anelo conseguir a vida no porvir/ Com fé no meu Senhor Jesus!

Outro corinho que unia a beleza do céu azul com a esperança de um dia habitar no lugar que Jesus nos foi preparar! Que diferença dos coros atuais que de maneira quase geral omitem o céu!

Hoje abertos estão os céus,/Jesus oferece perdão./ Há gozo, gozo em meu ser, pois Cristo me dá salvação;/ Achou-me Ele em penúria;/ Vestiu-me roupagem real;/ Deu-me o maná pra minh'alma;  porisso feliz sempre sou!

Em ritmo de valsa, ao aprendê-lo, nos primeiros tempos de salvacionista, quase era tentado a dançar, eu que até poderia ser considerado um bom dançarino! Mas agora vestia uma roupagem real, espiritual - e também visível, pensando no uniforme salvacionista -  assim dançar, mesmo no carnaval, era coisa remota, do passado, do tempo da penúria espiritual.

Brilha sempre o sol,/ Lá no monte brilha o sol!/ Sombras há no vale abaixo./ Mas no monte brilha o sol!

Este coro talvez tenha sido escrito por um missionário suíço... Mas me recordo de, quando cadete, da vez quando realizávamos uma reunião ao ar livre em um lugar tão escuro debaixo de um viaduto que, quando um colega foi ao centro da roda e ajoelhou-se para apanhar mais folhetos para entregar às pessoas que nos escutavam, outro cadete foi ajoelhar-se ao seu lado, pensando que se tratava de um "penitente".

Nosso Evangelho é vivo e atual/ Nele encontramos da vida o ideal./ Triste, sozinho, cansado de pecar,/ O homem no bem não consegue andar./ Não há na vida razão ou prazer/ Se nosso alvo é outro e não Deus./ Esse Evangelho apela ao coração,/ Ele é vida, é poder, é ação!"

Ainda engatinhando em traduzir hinos do inglês, recebi um bom incentivo de um missionário que gostou do meu trabalho - e o mencionou - na tradução deste coro do seu idioma. O nome dele e de sua esposa, casal que tanto contribuiu para o desenvolvimento da música no Brasil, mesmo introduzindo os inesquecíveis musicais da dupla Larsson-Gowans entre nós: 
Christopher e Shirley Parker, hoje aposentados na Inglaterra.


Muita coragem ter concordado em cantar uma música brasileira na visita do ICO ao Sunbury Court, na Inglaterra, em 1973. Ali estavam  John Larsson e John Gowans, fazendo os primeiros ensaios do musical Espírito com um elenco de candidatos. Bondosamente, ou com pena, John Larsson elogiou a minha música e disse gostar muito do estilo de canto da América do Sul (soube mais tarde que ele fora criado no Argentina!). Eva Burrows, na foto, que se tornou general mais tarde, era a assistente do Colégio Internacional para Oficiais.


No cancioneiro finlandês de minha esposa, autógrafos do general Erik Wickberg, John Larsson e de outros, inclusive de seu tio oficial Eino Hämäläinen. O ano, 1964, quando ela se mudara - inicialmente - para a Finlândia. Enquanto isso, eu me mudava do RS para SP, para fazer parte da sessão "Pregoeiros da Fé" do Colégio de Cadetes, naquele mesmo ano. Desencontro... mas em 1972 houve o encontro - era a única filha do Hämäläinen que eu não conhecia! - e o nosso casamento aconteceu logo que regressei ao Brasil, em setembro de 1973, depois de ter cursado o ICO em Londres. 
Os solos que eu fazia transformaram-se em duetos e, com o nascimento e crescimento de nossos filhos, louvamos a Deus como família. Hoje, mais raros, voltaram os duetos, em outras línguas que não o português.




Na intenção de preservar a coletânea salvacionista de corinhos antigos, Carl Eliasen publicou-os...


... e bem recentemente enviou-me pelos correios mais uma  obra literária sua, acima, que pode ser encontrada à venda na Intendência Salvacionista(loja no Quartel Nacional). Acabei de lê-la de capa a capa e sugiro que seja utilizada em seminários de música para  bom aproveitamento de tantos salvacionistas brasileiros, a nível divisional ou mesmo de corpo, que tanto amam louvar a Deus!


Que o passado não seja esquecido, nem histórica nem musicalmente!

___________________


16 comentários:

  1. Esta éra a postagem que gostaría de lêr e que sinto ter completado esse acervo maravilhoso contido no seu blog.Infelizmente não temos os corinhos musicados, mas as letras ajudam "abrir o baú e arquivos" da memória e tem sido de benção para meu coração!
    Para quem sempre, continuamente os canta talves não imagina o bem que me faz depois de tantos anos sem canta-los.
    Obrigada amigo.

    ResponderExcluir
  2. ... "Para quem continuamente os canta..."
    Amiga, a razão pela qual fiz esta postagem sobre eles é que, lamentavelmente, não são mais cantados e novos salvacionistas sequer os conhecem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nossa concordo com a Yara Lamentável mesmo...aqui eu e Paulo sempre cantamos em casa... sem instrumentos mesmo...só nossas vozes... os dois juntos...faz tão bem isso pro casal Moura...recordar é viver...bjus Yara e Paulo Franke.

      Excluir
  3. amo estes coros e cânticos salvacionistas..."Abre o céu teu rosto resplandece" como tocou meu coração este coro qdo criança e jovem no ES nas maravilhosas reuniões de santidade me lembro que acabava a escola dominical eu já corria pro andar de cima do corpo Central prá assistir ainda com apenas 12 anos já gostava de estar presente nesta reunião que começava sempre ás 11 horas da manhã...gosto tbm do coro... "Pai Celeste ao teu lado quero estar... quando a aurora no horizonte despontar..."marcou minha vida... "Tem fé em Deus perto Ele está" ... cantei ele tbm na Brigada de Cantores...eu sempre falo aqui em casa eu gosto muito dos hinos antigos gosto de voltar aos velhos poços que tem águas de Mel...nenhum cântico de hoje em dia toca o coração como estes dos velhos mananciais... os de hoje... são lindos e até comovem... mas a poesia e a música clássica inclusa nos coros antigos fazem deles relíquias preciosas...bens duráveis que não se apagam com o tempo... eu e Paulo sempre nos pegamos cantando letras deles e a gente começa a sorrir...nossos olhos se enchem de água... mesmo que hoje estamos na igreja da Graça nas nossas veias pulsa forte o sangue salvacionista foi nesta obra linda de William e Catherine Booth que conheci Jesus como meu senhor e Salvador... conheci muita gente maravilhosa que pegou na minha mão e me levou a crescer na fé e em Jesus e também me ensinaram música hoje o que tenho nesta área de cultura musical devo aos meus irmãos salvacionistas aqui expresso o meu muito obrigada a todos oficiais e filhos de oficiais... soldados etc...que me ensinaram com amor a música dos céus...isso marca e muito...as letras e musicas destes pioneiros homens e mulheres de Deus... são iimcomparáveis...abraços amigo... ameiiiiiiiiiii recordarrrrrrrr... senti saudades das reuniões de santidade...que na minha opinião eram a melhor das reuniões salvacionistas... elas me fizeram crescer espitirualmente e levar a sério a comunhão com Deus <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou de pleno acordo com a Lu. Não consigo - com raríssimas exeções, me emocionar com as novas "musicas". Se não prestarmos atenção na letra, é o mesmo que estar ouvindo as tantas tocadas no rádio/TV. Antes, de longe identificávamos um hino. Pena! Mas dizem que é preciso evoluir ...."EVOLUIR"?!?!?!???? A bíblia é a mesma, com o mesmo conteúdo e na nossa época as musicas populares éram Beatles/Rolling Stone/Jovem Guarda/Samba Fundo de Quintal etc....!!!

      Excluir
  4. Valeu Paulo - fiquei emocionado e muito abençoado ao recordar todos estes coros antigos, por certo do meu tempo
    Um quebra-osso para ti e todos os queridos membros de tua familia.
    Ernesto dos Alpes Suiços.

    ResponderExcluir
  5. Major Franke um que gosto muito é este "Pensa em Deus... em sua santidade...pensa em Deus...em seu amor...Ele pode dar-te vida nova...novo ser...pensa em Deus...Ele pensa em ti. "Gosto muito deste.

    ResponderExcluir
  6. Franke, essa postagem está tão bacana, que estou lendo aos poucos pra curtir bem.
    As melodias eram tão elaboradas que "emolduravam" até as letras mais simples, mas não menos abençoadas. Claro que, como nossa lingua portuguesa modifica-se com tanta rapidez, algumas falas poderiam ser adaptadas sem prejuizo da msg, só pra não se perder essa maravilha do nosso cancioneiro.
    Hilária a história da "moça com o fardo" e o teu compenetrado fundo musical,rsrs. Sobre o " Pai celeste ao teu lado...quando a aurora no horizonte despontar...", esse me traz uma sensação de alívio e felicidade, pois me remete às vigílias (prolongadíssimas) de fim de ano, dirigidas pelo saudoso Mj Chagas - quando ele puxava esso corinho, com sua poderosa voz de tenor, sabíamos que a vigília chegava ao fim, e enfim poderíamos ir dormir, de manhã...rsrs.
    Já para Rosinha, que me acompanha nessa leitura, esse corinho lhe remete a momentos tristes, pois foi cantado por Torben/Adonias quando do funeral de sua querida vozinha Sd. Rosa.
    Assim, minha sugestão - continue com essa divulgação de corinhos tão abençoados, e acompanhados desses teus comentários tão leves e ao mesmo tempo tão tocantes. Quem sabe os "camaradas" sobreviventes conseguem "ressuscitá-los" nas reuniões ( digo, cultos,pra ser atual...)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comentários postados por FRANCISCO - não conseguí nominar o usuário nesse novo lay-out.

      Excluir
  7. Muito lindo! Amo os corinhos, cantávamos, também nas reuniões de oração entre as orações, na época que entrei no Exército com os Capitães Rangel, hoje Comissários.
    Muitos deles aprendi de criança nos acampamentos MAB e Palavra da Vida, além da Igreja Metodista Central onde frequentava qdo criança, bem pertinho do Corpo Central e também na Presbiteriana onde frequentei uma época. Lembro ainda dos corinhos: "Cada dia com Cristo, alegrarei meu coraçao..." "Cada dia me dirige, cada dia me protege, cada dia sinto seu amor por mim..." Tem muitos que nao lembro agora, mas sinto falta de cantá-los no Corpo.
    A música "Deus vos guarde..." marcou minha vida quando pequena, não no Exército, mas nos acampamentos, cantávamos no culto da fogueira na última noite e no culto da manhã seguinte antes de irmos embora; era a maior choradeira e todos se abraçavam. Realmente, esses corinhos trazem muita lembrança!
    Deus te abençõe muito, Franke!
    Paz!
    Lygia

    ResponderExcluir
  8. No meu ponto de vista, os "corinhos tradicionais" em um sentido desapareceram com a introducão de guitarras, baterias etc. nos Corpos e igrejas de modo quase geral. Seria difícil acompanhar com todos estes instrumentos "modernos" coros que foram feitos para serem cantados com violões, piano... e até concertina, largamente difundido no nosso ES antigo..
    Eu gostava muito de versículos bíblicos cantados, mas percebo que até esses deram "um chá de sumico": "E acontecerá depois que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne";"Os que esperam no Senhor renovarão as suas forcas"; "Eu sou pobre, necessitado..."; "Bendito seja Deus, que não me rejeita a oracão..." etc.
    Por outro lado, os coros tido como "avivados" têm unido a Igreja do Senhor, em termos de adoracão, no mundo inteiro... constato isso por onde viajo, até no ES! Tenho cantado o "Majestade" e outros em diversas línguas! Muitos corinhos "made in SArmy" restringiam-se ao nosso meio, temos que admitir.
    Abolir os hinos tradicionais acho uma falha e... uma pobreza; cantar ambos, o correto!
    Não cantar corinhos que "saíram de moda", detesto isso, pobreza também; em decorrência, surgem compositores que podem ser bons cristãos, mas alguns destituídos de talento... Em funcão da pressa de trazer coisa nova/brand new, em termos de adoracão, há pressa de se gravar mais, outro ponto, e aí entram os abusos na área do "louvor" a respeito dos quais não preciso mencionar.
    O assunto é longo, mas espero que quem esteja lendo este meu comentário frequente mais este meu blog2 e seja abencoado e altamente edificado ao tomar conhecimento da história preciosa atrás de muitos dos hinos aqui publicados. aBRaco.

    ResponderExcluir
  9. Transferindo o comentário do Israel Roseno para cá...


    Acredito que o seu ponto seja valido e importante. Pela minha idade e pelo fato de não ter crescido no ES, acredito que nunca tive a oportunidade de "experimentar" muitos dos versos biblicos cantados e corinhos tradicionais." Por outro lado aprecio muito o cancioneiro, com sua vasta gama de generos musicais e mensagens.
    Mas como oficial acredito que temos que encontrar um balanço e tentar introduzir o melhor dos 2 mundos. (Tradicional e moderno). O segredo na minha opiniao é observar nossas congregações para buscar a melhor maneira de ministrar. Exemplo: O corpo no qual somos OD, é composto de 70% de pessoas com menos de 30 anos. Nesse caso o "moderno"ocupa mais espaço em nossos cultos, mas claro sem esquecer os outros 30%.
    Ou seja, devemos orar e planejar nossos cultos/Reuniões tendo em mente quem são as pessoas que vão receber a mensagem. A partir do momento em que fazemos ou cantamos algo porque é a tradição ai corremos o risco perder novos membros e apenas nos focar naqueles que já estão acostumados com as tradições.

    Tambem acredito que o fato de instrumentos modernos estarem tomando conta da louvor é o fato de serem mais acessiveis e simples.
    Uma banda de metais com 2 pessoas não vai ter o mesmo resultado de um violão e um "cajon" por exemplo.
    Aqui mesmo em Springdale, estamos entrando o nosso terceiro ano e só agora conseguimos montar uma "Brass Band"com cerca de 8 instrumentos(e todos são principiantes) O motivo da demora? Falta de instrumentos e membros dispostos a aprender.
    about an hour ago · Like

    Israel Roseno Conclusão, gostaria que nosso corpo fosse 50/50 na questão de idade? Claro que sim! Mas esse não é caso no momento e por isso seguimos a louvar a Deus de uma maneira "um pouco mais moderna do que tradicional" mas sem esquecer nossas raizes.
    Obrigado por seu post Major e que Deus siga te abençoando e tambem a sua familia. Grande abraço! (salute)
    about an hour ago · Edited · Like

    Paulo Franke Obrigado, Israel, pelo bom comentário! É verdade que temo-nos de ajustar ao tipo de congregacão que temos, se bem que, no meu entender, a igreja mais saudável tem pessoas de todas as idades, mas também é bom haver bastante jovens, pensando no futuro, o caso do nosso SA tanto aí quanto no Brasil. Aqui pela Europa, as you know, o barco pesa bem mais em uma direcão... senior citizens. aBRaco.

    ResponderExcluir
  10. Israel (belo nome!). Não quis criticar guitarras e baterias, esclareco; estaria indo contra o Salmo 150. Só mencionei que o estilo e o ritmo dos coros antigos dificilmente, a meu ver, se
    adaptariam a elas, a keyboard, sim.

    ResponderExcluir
  11. Recebido do Comissário Carl Eliasen, responde a algumas perguntas que ficaram pairando...

    "Quando fizemos a nova edição do Cancioneiro (1999), não foi possivel
    incluir os coros devido ao problema de "copy-right" exigido plelo QGI. O
    então Chefe Nacional (Cel. Jones), disse que para substituir, faríamos
    um Canconeiro somente com os Coros (boa idéia que não seguiu em frente).
    Foi então que eu preparei (provisoriamente, para meu próprio uso) o
    livreto que você menciona, porém não se incluiu a música. Os seguintes
    coros deveriam ainda ser incluídos:

    Não sabeis, não sabeis que sois o templo
    Cristo de Ti preciso
    Cristo pode, Ele pode
    Deus como Te amo
    Deus está aqui
    Eu tenho uma coroa lá no céu
    Há um novo canto lá na glória
    Jesus não está muito longe de mim
    Não há Deus tão grande como Tu
    O céu é um lugar maravilhoso
    Divino amor, dirige minha vida
    Pensa em Deus
    A tristeza pode durar
    Vem! Crsto Jesus (Come beatiful Christ)
    Desde o dia em que aceitei Jesus
    Tua graça, me basta a mim
    O' santifica-me Senhor
    O' que formoso es Tu pra mim
    Quando meu corpo baixar à sepultura
    Tudo é possível ao que crê
    Mais vasto que o mundo
    No meu coração (2) Oh! Cristo vem hoje entrar
    Seguindo a Cristo sou muito feliz
    Vem a Criso, vem agora
    Se no meu ser há um traço de pecado




    Parabéns pelo seu interesse no assunto.

    Quanto ao meu trabalho: "Revolução por meio do canto cristão", não está
    à venda na Intendência, qualquer interessado deverá contatar
    diretamente comigo.

    Tenha um bom dia !

    CARL"

    ResponderExcluir
  12. nossa amigo aquela foto do céu refletindo a luz do sol...no coro "Abre o céu...Teu rosto...." tá muito marcante... tu escolheste bem prá ilustrar o coro...amei a foto...
    benção pura.

    ResponderExcluir