terça-feira, 22 de maio de 2012

"Celebraremos com Júbilo" - o primeiro disco de Asaph

... em parceria com Don Stoll



Complementando o Lado 2 - Amor - Deus nos escolheu - Não foi em vão - De fé em fé - Selah.



Em 1977 trabalhávamos em Porto Alegre dirigindo o Corpo local do Exército de Salvação no bairro de Navegantes. Não muito longe dali havia reuniões interdenominacionais de um grupo chamado "Seára Latina"  e depois de irmos à primeira pelo menos eu nunca mais faltei. Principalmente o louvor ungido abençoou o meu coração tudo que podia abençoar e inspirar. Certamente fui eu quem se aproximou de um rapazinho magrinho que parecia o líder do louvor, não sei, para mencionar o que acabo de escrever. Seu nome Asaph Borba, o mesmo nome do Asaph dos Salmos!!



De Porto Alegre fomos nomeados para Lisboa, mas não chegamos a completar um ano no país e retornamos ao Brasil. No ano de 1979 nossa nomeacão foi a primeira que tivemos na obra social, dirigindo o "Rancho de Senhor", instituicão de amparo à mãe solteira de primeira gravidez e seu bebê, no bairro do Bosque da Saúde, em São Paulo. Uma das minhas tantas atividades era ir ao Mercado da Lapa e coletar verduras com algumas funcionárias.
Mas naquele dia recebi um telefonema muito interessante, de Marli (Valente) Spieker, uma amiga antiga que não encontrava há muito tempo. Pedia que fôssemos ao Anhembi com grandes panelas para levarmos comida que havia sobrado de um dia do grande evento GERAçÃO 79, que reuniu centenas de jovens do Brasil inteiro.


O convite para ir ao Anhembi foi válido não só no sentido material, mas também no espiritual: conheci naquela noite a cantora Evie, que participava do evento e também acompanhava o evangelista Billy Graham que faria uma grande campanha em um dos estádios paulistanos de futebol no domingo seguinte. Já sabia que ela estaria no Anhembi, assim levei os seus discos, que adquirira nos EUA, e Evie, bonita e simpática e uma das vozes mais belas que até então tinha ouvido, os autografou. E no meio da multidão reencontrei o Asaph Borba, o rapaz magrinho, que participava do evento (foto).





No domingo, último dia do Geração 79, compareci ao Anhembi mas agora com uma missão especial: trazer Asaph e seu parceiro musical Don, juntamente com sua irmã Carmélia e seu esposo, para realizarem uma reunião no Rancho. Haviam aceito o convite previamente, inclusive para almoçarem conosco.



Os leitores que conheceram a antiga mansão, com seus belíssimos vitrais, podem imaginar a bênção que foi a reunião naquele lugar, e como as moças foram edificadas com a ministração ungida daqueles jovens servos de Deus!



Passaram-se os anos e um dia, em 1989, veio-nos visitar no Brasil o José Antonio (Zetó), irmão que havíamos conhecido em Lisboa. Para que conhecesse o nosso país, levei-o ao Rio de Janeiro e ao Rio Grande do Sul, e na visita a Porto Alegre visitamos o estúdio de Asaph. Na parede, os discos que até então havia produzido. O "rapaz magrinho", diante de uma mesinha no Anhembi, divulgando o seu único primeiro disco e o vendendo, agora era o cantor consagrado, conhecido e amado no Brasil inteiro, Asaph Borba.  
O jovem amigo José Antonio (Zetó) hoje é um ungido evangelista, com convite para em breve fazer campanhas na Suíça e em outros países, segundo me contou no Facebook!



Meus encontros com Asaph foram ocasionais, mas mesmo assim consideramo-nos amigos. A última vez que o vi foi quando Anneli o interpretou em uma reunião ao visitar a Finlândia, nos anos 2000, quando já vivíamos neste país. Ali lembramos também da ocasião quando com sua esposa e minha família fomos jantar na "Pizzaiolo", em Porto Alegre, na época propriedade de meus parentes. Em uma outra reunião poucos anos mais tarde, Anneli o interpretou novamente do português para o finlandês.

_______________

Há pouco tempo, colocando uma dessas fotos no meu álbum no Facebook, a mesma amiga Marli Spieker, presidente do Projeto Internacional Hannah, deu-me notícias de Asaph... agora no mundo árabe!!

Paulo, falei numa igreja da minha denominacao em Aman quando estive la no fim do no passado. Asaph tinha passado por la e ministrado em varias reunioes o que ja tem feito varias vezes. Tanto assim que a igreja estava mandando dali a dois dias uma turma de jovens para ministrar numa cidade fronteira no Brasil onde ha maioria da populacao é arabe! Coincidencia!

___________________________

Louvado seja Deus pela vida do Asaph, e seu ministério, bem como a de sua família!
______________

Dezenas de hinos cantados por Asaph e seu grupo poderão ser encontrados no youTube e vendidos em livrarias evangélicas de todo o Brasil.
______________

Em breve:

Escolhidos pelo dedo de Deus, hoje vivem perto do Dedo de Deus, no estado do Rio de Janeiro.
A história de Edison e Telma e seus duetos celestiais!
_____________

3 comentários:

  1. De Portugal...

    Isabel Grangeia Ferro Pais

    Conheci Asaph Borba em 2010, quando nos visitou na Assembléia de Deus de Almada, e participou na gravação do CD do Ministério Voz de Júbilo "MOVE-TE", uma benção!

    ResponderExcluir
  2. Emocionou-me esse servo do Senhor Asaph cujo nome quer dizer "Adorador".
    Não gostaría de fazer julgamento, pois as excessões existem e conheço várias, mas enquanto muitos (as) "cantores gospel" estão a procura de glamour e apresentam-se em grandes palcos pagãos fazendo caras e bocas encenando louvor, deparo-me com um nome que nunca havía ouvido... Asaph o adorador!
    Entrei no youtube e conhecí um humilde e verdadeiro adorador que não leva consigo grandes arranjos, orquestras e aparatos de palco, mas leva a mensagem do Senhor de forma simples, mas que toca o coração, e este é que deve ser o verdadeiro propósito!
    Parabéns por mais esta postagem, amigo Paulo.

    ResponderExcluir